A marca norte-americana Jetoptera trabalha em um protótipo de carro elétrico voador que funciona sem hélices, por meio de propulsão fluídica - como o skate de Marty McFly, aquele hoverboard, que faz parte da franquia De volta para o futuro. A empresa pretende lançá-lo em até dois anos e tem como principal objetivo oferecer serviços de táxi aéreo sustentáveis.
O carro elétrico voador se chama J-2000. É um veículo que faz decolagens e pousos do tipo VTOL - sigla que representa as aeronaves que conseguem fazer essas manobras de maneira vertical, como helicópteros -, mas, segundo a Jetoptera, possui custo de produção muito mais barato.
De acordo com a fabricante, o sistema de propulsão do Jetoptera J-2000 é diferente do convencional - e portanto passa a ser exclusivo do modelo. Visualmente, ele funciona de forma muito semelhante à de ventiladores sem pás, portanto não há hélices giratórias em seu visual. Mas existem outras laminas giratórias embutidas no sistema que precisam de passagem de fluídos.
O motor utiliza esses fluídos para pegar um fluxo pequeno de ar comprimido e usá-lo para "sugar" um volume de ar ambiente, ainda maior e também em alta velocidade. Desse modo, o ar é forçado para trás sobre uma superfície que possui formato de asa e fica ao redor de um anel onde é feita a pressão negativa, justamente o que dá ao J-2000 sua sustentação.
Ainda de acordo com a empresa, o diferencial de pressão pode ser neutralizado em zonas de pressão negativa iguais à do contorno do anel, que resulta em um vórtice de baixa pressão. O nome do carro, J-2000, é derivado de seu peso máximo para decolagem, de 2.000 libras (ou 907,2 kg). É, portanto, um modelo para transporte de poucas pessoas.
Nas palavras da Jetoptera, esse tipo de sistema inovador melhora a eficiência da propulsão em 10% e consegue reduzir o consumo de energia em até 50% se comparado com pequenos jatinhos. Além disso, o modelo pode ser até 30% mais leve se comparado ao sistema de aviões turboélices e também tem custo de manutenção muito menos complexo.
É justamente por ser mais leve que o Jetoptera J-2000 pode operar em esquema VTOL (acrônimo de "Vertical Take-Off and Landing", que significa "Decolagens e pousos na vertical"). O conceito, de acordo com engenheiros da empresa, se mostrou muito mais fácil de inclinar, o que permitiria operações de içamento e flutuação.
Por não ter hélices, o J-2000 também promete um sistema mais silencioso. Para isso, a marca fez testes de ruído e constatou que seu sistema é até 15 dBA mais baixo que o de conjuntos com hélices movidas a motor a combustão interna - e isso antes mesmo de realizar qualquer tratamento acústico. A Jetoptera almeja reduzir os ruídos em mais 10 dBA, e chegará, assim, a 25 dBA a menos na comparação com os sistema com hélices.
O J-2000 não será o único carro elétrico voador da empresa. Segundo comunicados, a ideia é que surjam novos projetos, inclusive versões maiores, para mais passageiros, e até configurações de alta velocidade.
Embora não tenha sido específica com os dados técnicos do J-2000, a Jetoptera também afirmou que pretende criar veículos capazes de atingir 644 km/h, estes com autonomia de 644 km, e ainda com autonomia de 1.930 km, com velocidade máxima de 322 km/h.