Empresa cria carro elétrico voador sem hélices

Protótipo à propulsão fluídica é desenvolvido pela marca norte-americana Jeoptera, e objetivo é lançar veículo em 2023

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André Deliberato
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A marca norte-americana Jetoptera trabalha em um protótipo de carro elétrico voador que funciona sem hélices, por meio de propulsão fluídica - como o skate de Marty McFly, aquele hoverboard, que faz parte da franquia De volta para o futuro. A empresa pretende lançá-lo em até dois anos e tem como principal objetivo oferecer serviços de táxi aéreo sustentáveis.

O carro elétrico voador se chama J-2000. É um veículo que faz decolagens e pousos do tipo VTOL - sigla que representa as aeronaves que conseguem fazer essas manobras de maneira vertical, como helicópteros -, mas, segundo a Jetoptera, possui custo de produção muito mais barato.

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Como é o J-2000, o carro elétrico voador

De acordo com a fabricante, o sistema de propulsão do Jetoptera J-2000 é diferente do convencional - e portanto passa a ser exclusivo do modelo. Visualmente, ele funciona de forma muito semelhante à de ventiladores sem pás, portanto não há hélices giratórias em seu visual. Mas existem outras laminas giratórias embutidas no sistema que precisam de passagem de fluídos.

O motor utiliza esses fluídos para pegar um fluxo pequeno de ar comprimido e usá-lo para "sugar" um volume de ar ambiente, ainda maior e também em alta velocidade. Desse modo, o ar é forçado para trás sobre uma superfície que possui formato de asa e fica ao redor de um anel onde é feita a pressão negativa, justamente o que dá ao J-2000 sua sustentação.

Ainda de acordo com a empresa, o diferencial de pressão pode ser neutralizado em zonas de pressão negativa iguais à do contorno do anel, que resulta em um vórtice de baixa pressão. O nome do carro, J-2000, é derivado de seu peso máximo para decolagem, de 2.000 libras (ou 907,2 kg). É, portanto, um modelo para transporte de poucas pessoas.

50% mais econômico

Nas palavras da Jetoptera, esse tipo de sistema inovador melhora a eficiência da propulsão em 10% e consegue reduzir o consumo de energia em até 50% se comparado com pequenos jatinhos. Além disso, o modelo pode ser até 30% mais leve se comparado ao sistema de aviões turboélices e também tem custo de manutenção muito menos complexo.

É justamente por ser mais leve que o Jetoptera J-2000 pode operar em esquema VTOL (acrônimo de "Vertical Take-Off and Landing", que significa "Decolagens e pousos na vertical"). O conceito, de acordo com engenheiros da empresa, se mostrou muito mais fácil de inclinar, o que permitiria operações de içamento e flutuação.

Por não ter hélices, o J-2000 também promete um sistema mais silencioso. Para isso, a marca fez testes de ruído e constatou que seu sistema é até 15 dBA mais baixo que o de conjuntos com hélices movidas a motor a combustão interna - e isso antes mesmo de realizar qualquer tratamento acústico. A Jetoptera almeja reduzir os ruídos em mais 10 dBA, e chegará, assim, a 25 dBA a menos na comparação com os sistema com hélices.

Jetoptera J-2000
Jetoptera J-2000 é o nome do protótipo de carro elétrico voador que quer fazer táxi aéreo a partir de 2023
Crédito: Divulgação
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Vem família por aí?

O J-2000 não será o único carro elétrico voador da empresa. Segundo comunicados, a ideia é que surjam novos projetos, inclusive versões maiores, para mais passageiros, e até configurações de alta velocidade.

Embora não tenha sido específica com os dados técnicos do J-2000, a Jetoptera também afirmou que pretende criar veículos capazes de atingir 644 km/h, estes com autonomia de 644 km, e ainda com autonomia de 1.930 km, com velocidade máxima de 322 km/h.

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