O canal de notícias da Webmotors

O maior encontro de Audi RS2 das Américas

O RS2 foi o único carro produzido em parceria com a Porsche, 15 modelos se reuniram em São Paulo no último sábado

por Redação WM1

Quem passava pela marginal pinheiros no último sábado de manhã, 19 de maio, se espantava com a quantidade de Audi RS2 enfileirados na faixa da direita. Eram quinze no total.
Tratava-se do maior encontro dos icônicos RS2 das Américas. “Acreditamos que existam cerca de 40 RS2 em bom estado no país e por isso que esse encontro é tão especial, reunir 15 modelos e com esse estado de conservação irretocável é incrível”, diz Stefan Darakdjian, presidente do clube do RS2.

Não só o número de exemplares impressionou os presentes, mas também a identidade do motorista de um dos RS2 que comandava o comboio. O presidente da Audi Brasil, Johannes Roscheck, fez questão de ir dirigindo um dos modelos.

Modelo icônico e exclusivo
Toda essa devoção pelo modelo alemão tem algumas razões. Trata-se do único carro produzido em parceria com a Porsche. Ele é raríssimo, no total foram produzidos apenas 2.891 exemplares entre março de 1994 e julho de 1995. E o Brasil foi o único país das Américas para onde o RS2 foi exportado, portanto ele não foi vendido no maior mercado automotivo do mundo: os EUA.

Outra explicação para o RS2 ser tão valorizado é o fato de ser equipado com motor cinco-cilindros turbo de 2,2 litros do Audi S2 cupê com 230 cv e 35,6 kgf.m de torque. A preparação realizada pela Porsche consistia na adoção de injetores de alta vazão, sistema de injeção retrabalhado acompanhado de um novo módulo Bosch, comando de válvulas mais agressivo e sistema de escape retrabalhado, além de um turbo 30% maior que o original. Com as alterações, os números de potência e torque subiram para 315 cv e 41,8 kgf.m.

“Quando esse modelo foi lançado na Europa ele acelerava mais do que um McLaren de F1, foi realmente uma revolução”, afirma Eric Di Giacinto, um dos membros do clube e proprietário de um RS2 1995. “Mesmo sendo um carro com 18 anos ele impressiona pelo desempenho e deixa muito Porsche zero km para trás,” brinca Erick.

Perua valorizada
Segundo os colecionadores, a perua da Audi está extremamente valorizada atualmente. “Antes de 2014 era possível encontrar cerca de seis anúncios de RS2 na Webmotors, hoje é muito raro aparecer algum à venda. O mais recente durou apenas 45 minutos no ar, vendeu em tempo recorde”, conta Erick.

Na Europa um Audi RS2 todo original e em muito bom estado custa cerca de 100.000 euros, já um em mal estado vale 30.000 euros. “São esses valores que balizam os preços por aqui. A média de valor atual é de cerca de R$ 200.000, mas há diversos fatores que influenciam esse preço”, diz Stefan.

O RS2 com 3.000 km rodados
Logo no começo do encontro uma cena rouba a atenção de todos, um caminhão estaciona e desce um RS2 preto com estado de novo, parecia que o carro havia acabado de sair da concessionária.

Trata-se de um veículo com apenas 3.000 quilômetros rodados. Para manter o carro dessa forma imaculada esse RS2 recebe tratamento VIP: reside em uma garagem climatizada, só pega estrada em cima de um caminhão e recebe uma lavagem especial toda semana.

O empresário Reinaldo Gavioli Junior, feliz proprietário desse RS2 zerado, conta que só venderá o carro se for para alguém que vai tratá-lo com o mesmo zêlo. “É o carro que eu menos ando, exatamente para preservá-lo em perfeito estado”, conta Junior. “Paguei R$ 300.000 por ele, mas considero que vale cada centavo.”

Para quem se interessou por ter essa perua superesportiva na garagem aconselho a juntar um bom dinheiro e preparar a lábia para convencer o atual dono a vender. Boa sorte!

Comentários

Carregar mais