Confira os carros da BWM anunciados na Webmotors!
Ah, mas fábrica de carro de luxo no Brasil recebe os automóveis praticamente prontos, não? Bem, caro leitor, depende. No caso específico da BMW, alguns modelos passam por mais estágios de montagem que outros. Mas eu vou falar disso depois.
A equipe do WM1 fez parte de um grupo de jornalistas que visitou o local. A ideia aqui é contar justamente como é e como funciona a unidade industrial da marca alemã no Brasil. Ou Planta Araquari, como prefere a BWM.
Como é a fábrica da BMW em Araquari (SC)?
Araquari é uma cidade de pouco mais de 45 mil habitantes e que muita gente ainda se enrola para falar o nome, confundindo esse município do interior catarinense com aquela - mais famosa? - cidade mineira de pronúncia bem parecida.Mas tudo o que você precisa saber é que Araquari fica praticamente ao lado de Joinville - menos de 30 quilômetros de distância - e que lá existe uma fábrica da BWM.
Inaugurada em 2014, a unidade industrial tem uma área construída de 112.893 m². O equivalente a quase 16 campos de futebol. Não é uma fábrica de automóveis gigantesca. Mas está longe de bem longe de ser pequena. E é nesse local que são produzidos os modelos X1, Série 3, X4 e X5 vendidos no mercado brasileiro.
Além das linhas de montagem, a fábrica de Araquari (SC) também abriga um dos centros de engenharia da BMW no mundo. Além de atuar na tropicalização dos automóveis vendidos por aqui, também participa do desenvolvimento de soluções e tecnologias para diversos mercados internacionais.
Tanto que, durante a nossa visita, um dos carros em testes no local era um modelo equipado com motorização a diesel e que não é vendido pela marca no Brasil. Pelo menos naquela configuração mecânica.
Veja também
Mais ou menos estágios de montagem
E, como eu falei lá no início do texto, cada um desses modelos passa por mais ou por menos estágios de montagem em Araquari.No caso do X1 e do Série 3, por exemplo, o automóvel é praticamente produzido do zero no Brasil. As peças do monobloco podem até ser importadas da Alemanha, mas são soldadas e pintadas na fábrica catarinense antes de se tornar a carroceria de um BMW.
Já no caso dos modelos X4 e do X5, as carrocerias são importadas prontas - montadas e pintadas - da fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos. Mas todo o restante do trabalho de montagem, como a instalação do interior e dos componentes elétricos e mecânicos, é feita aqui no Brasil.
O nosso é melhor que o deles
Com capacidade máxima para montar até 32 mil carros por ano, a fábrica da BMW em Araquari (SC) produz atualmente 11 mil automóveis. Em média, um veículo deixa a linha de montagem a cada dez minutos.É um abismo de tempo comparado com a fábrica da BMW em Spartanburg, nos Estados Unidos, que atualmente é a maior da empresa no mundo e produz 450 mil veículos/ano. Ou seja: tem carro saindo da linha de montagem no mesmo ritmo de um hambúrguer de fast-food.
E isso é uma vantagem para os BMW montados na fábrica brasileira: enquanto nas fábricas maiores o controle de qualidade é feito por amostragem - ou seja, uma quantidade "x" de carros é avaliada pelos técnicos -, em Araquari todo automóvel que deixa a linha de montagem é inspecionado. E liberado - ou não - para seguir diretamente para as concessionárias.
Obviamente que isso não quer dizer que os BMW trazidos prontos de outras fábricas da marca no mundo sejam piores que os montados em Santa Catarina.
Só que o nosso é "mais melhor" que o deles...
Veja também
- Geely compra parte da Renault no Brasil
- “Importadoras” querem 130 mil unidades em 2025
- Yamaha apresenta moto híbrida com visual irado
Comentários