É possível cometer uma heresia em dose dupla quando se trata de criar uma réplica? Pois foi exatamente isso que algum criativo japonês fez ao transformar o seu Mazda RX-7 de segunda geração em uma réplica da Ferrari F40, o supercarro dos anos 1980 que foi o último projeto aprovado pelo próprio Enzo Ferrari.
Anunciado em um site de venda de automóveis no Japão, o carro que serviu de base para o projeto nasceu como um RX-7 de 1989. Era um cupê movido pelo curioso motor rotativo Wankel turbo, capaz de desenvolver 205 cv.
O Mazda RX-7 ficou mais conhecido no Brasil por sua presença em jogos de videogame. Mas certamente faria bastante sucesso por aqui naqueles tempos, já que tinha uma carroceria arrojada de linhas angulosas e faróis escamoteáveis - bem no estilo dos anos 1980.
Já a icônica Ferrari F40 estava em produção na mesma época em que o RX-7 deixava a fábrica da Mazda em Hiroshima (Japão). Mas era uma máquina bem mais poderosa e exclusiva, com seu motor V12 traseiro de 478 cv.
O resultado dessa mistura de filosofias foi uma réplica bastante convincente, embora com proporções bastante diferentes da F40 original. O RX-7 segue presente no interior, que preservou o painel original (embora com o símbolo da marca italiana no volante) e na posição do motor, que segue na dianteira.
Com pouco mais de 67 mil quilômetros rodados (quilometragem baixa para um carro com mais de 30 anos), o RX-7/F40 tem câmbio manual de cinco marchas. Com visual questionável ou não, a réplica pelo menos deve ser bem interessante de guiar.