Estrada vai recarregar carro elétrico em movimento

Pesquisadores querem instalar sistema de recarga via wireless sob o asfalto, e, assim, solucionar problemas de autonomia

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Estrada vai recarregar carro elétrico em movimento
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Imagine sair para viajar com seu carro elétrico sem se preocupar em recarregar a energia da bateria. Pois essa é a aposta para o futuro de um grupo de pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. Esse grupo trabalha em um projeto para a instalação de um sistema de recarga via wireless sob o asfalto das rodovias daquele país.

É claro que o custo para isso seria altíssimo - por isso a ideia é começar apenas com uma das faixas. "Se você começar a ficar sem bateria, é só ir para a faixa de recarga. Ela será inteligente, capaz de identificar quem roda por ela e ainda enviar a conta do recarregamento", comentou o professor de engenharia Khurram Afridi, um dos envolvidos no projeto, em entrevista à Business Insider.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Carro elétrico recarregaria em movimento

A proposta do grupo de pesquisadores é permitir que todo carro elétrico - e até mesmo os híbridos que também possuam motores movidos a eletricidade - possa ser recarregado durante o movimento nessa faixa. Mesmo assim, de acordo com Afridi, o projeto ainda está distante de se tornar realidade lá fora, algo que deve começar a acontecer somente daqui a cinco ou dez anos.

Mas é fato que a ideia é ótima, já que muita gente ainda não opta por comprar um carro elétrico pelo medo de ficar sem carga devido aos baixos números de autonomia e à ínfima infraestrutura para recarga existente para automóveis desse tipo - principalmente aqui no Brasil.

carro elétrico Renault Zoe 2020
Imagine que no futuro as próprias estradas poderão recarregar os carros. Isso não seria incrível?
Crédito: Divulgação
toggle button

E o mais interessante é que a proposta dos norte-americanos não é única e não está tão longe assim de ser real. Isso porque, na Suécia, já existe um trecho de 1,6 km de uma via pública da ilha de Gotland que consegue fazer o serviço - graças a uma parceria feita entre o governo local com uma empresa israelense chamada Electron.

Veja como funcionaria a estrada do futuro para os carros elétricos no vídeo abaixo, divulgado pela Universidade Cornell em seu canal do Youtube.

Comentários