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EUA quer carros conectados para evitar acidentes

Governo propõe que os novos carros de passeio "conversem" entre si

por Karina Simões

Diante da imensa possibilidade de redução de acidentes nas estradas norte-americanas, o Departamento de Transportes dos Estados Unidos apresentou uma proposta nesta semana que prevê que todos os todos os novos veículos leves recebam a tecnologia vehicle to vehicle – ou V2V –, que possibilita a comunicação entre os carros. Segundo o órgão, se os veículos “falarem” com outros, centenas de milhares de acidentes seriam evitados todos os anos.


"Estamos fazendo o possível para alcançar o potencial das tecnologias automotivas que podem salvar vidas", disse Anthoy Foxx, Secretário dos Transportes nos EUA. "A promessa do V2V é o próximo passo nessa progressão. Uma vez implantado, a tecnologia V2V vai fornecer um panorama em 360 graus da situação nas estradas e nos ajudará a melhorar a segurança automotiva."



A proposta, além de exigir que as montadoras incluam am tecnologia nos veículos, propõe que a indústria desenvolva mensagens padronizadas para que todos os veículos "falem a mesma lingua", independentemente da marca.


O órgão norte-americano que cuida das estradas (NHTSA) planeja em breve emitir uma regulamentação para vehicle to infrastructure (V2I), a tecnologia que permite que os carros se comuniquem com a rodovia, semáforos, placas de obras na pista, etc. A finalidade é melhorar a mobilidade, reduzir o congestionamento e o número de acidentes. A estimativa é que 80% dos acidentes em que o motorista não enxerga o outro carro, como em cruzamentos ou mudança de faixa, sejam evitados com ambas as tecnologias (V2I e V2V) implementadas.



O V2V utiliza a comunicação de curto alcance (DSRC) para transmitir dados, tais como localização, direção e velocidade, para veículos nas proximidades. Os dados são atualizados e transmitidos até 10 vezes por segundo, e usando essa informação, veículos equipados com V2V podem identificar riscos e avisar os motoristas de perigos.


Segundo o comunicado do Departamento de Transportes dos Estados Unidos, a privacidade dos motoristas será protegida, pois o sistema não envolve a troca de informações vinculadas ou disponibiliza as informações para outro indivíduo.


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