Euro NCAP tem dois "brasileiros" com 5 estrelas

Elétricos compactos vendidos aqui no Brasil atingiram a nota máxima nos testes de colisão feitos no mercado europeu

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Euro NCAP tem dois "brasileiros" com 5 estrelas
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Geely EX2 e o Aion UT, dois hatches elétricos vendidos por aqui - e já com produção confirmada no Brasil -, acabam de receber a nota máxima de cinco estrelas nos testes de colisão realizados pelo Euro NCAP, programa que avalia o nível de segurança dos veículos comercializados na Europa.

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

    Os dois modelos tiveram bom desempenho nas provas realizadas pelo Euro NCAP - que, além dos crash-tests, avalia também o funcionamento dos sistemas de segurança e dos assistentes inteligentes de direção presentes nos pacotes ADAS.

    Geely Ex2 Euro Ncap 2
    O Geely EX2 foi bem, mas poderia ter protegido melhor as pernas do motorista
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    O Geely EX2 começa a ser montado ainda em 2026 na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR). Já o Aion UT será nacionalizado a partir de 2027, com produção no Brasil na unidade industrial da HPE Automotores, em Catalão (GO).

    Euro NCAP: onde o bicho pegou para UT e EX2?

    Mesmo que as estrutura do Geely EX2 e do Aion UT tenham permitido que os dois hatches elétricos levassem nota máxima na avaliação final, isso não significa que os dois modelos ficaram totalmente livres de críticas.

    No caso do Aion UT, a proteção aos passageiros foi qualificada como "boa" ou "adequada" nos impactos lateral e frontal. E boa parte dos assistentes de direção se saiu bem nos testes de rodagem.

    Uma exceção foi o sistema de reconhecimento de placas de velocidade, que atingiu uma taxa de acerto de 68% - relativamente baixa. O modelo também recebeu um puxão de orelha do Euro NCAP pela ausência de um sistema de alerta de ocupante no banco traseiro.

    Veja também

      Já o Geely EX2 foi elogiado pela presença de botões físicos para as principais funcionalidades do veículo, pelos comandos intuitivos e pelo sistema que alerta sobre a possível ocupação do banco traseiro.

      Por outro lado, o funcionamento do sistema de frenagem automática de emergência foi considerado "inconsistente" - preciso em alguns cenários e ruim em outros -, enquanto a proteção às pernas do motorista foi considerada "marginal" (uma pontuação mediana) e "fraca".

      O Aion UT se saiu bem nos testes de impacto, mas o sistema de reconhecimento de placas pecou pela imprecisão
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      Quais outros modelos foram testados?

      Além do EX2 e do UT, essa última leva de testes do Euro NCAP avaliou também a segurança de outros dois modelos: o elétrico Leapmotor B05 - que apareceu no último Festival Interlagos - Carros - e o Cupra Raval.

      O chinês elétrico recebeu cinco estrelas. Já o hatch a bateria da marca do Grupo Volkswagen recebeu quatro estrelas na configuração básica e cinco estrelas na completa.

      Pontuação superior justificada pela presença do controlador adaptativo de velocidade e do assistente de manobra evasiva na variação com o Safety Pack do Cupra Raval.

      Veja também

        Curte os nossos conteúdos? Então você tem encontro marcado com a Webmotors TV: todos os domingos, às 8h30 da manhã, no SBT

        Webmotors TV é do Brasil inteiro! Agora, todos os domingos, às 8h30 da manhã, você assiste o melhor do conteúdo automotivo direto da sua casa, no SBT.

        Testes, comparativos, dicas, serviços, lançamentos e tudo mais que envolve o universo dos carros e das motos no Brasil e no mundo estarão na tela da sua TV! Com apresentação de Letícia Datena, nos encontramos aos domingos, às 8h30, no SBT!

        Comentários
        seu carro novo está aqui!
        TEM OFERTA PERTINHO DE VOCÊ!
        CONFIRA MILHARES DE MODELOS E
        COMPRE SEU CARRO NOVO EM
        POUCOS CLIQUES!