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Ex-gêmeo do SW4, SUV muda e tem versão híbrida

Novo 4Runner vendido nos Estados Unidos tem motorização capaz de render até 300 cv e pacote semiautônomo de condução

por Lucas Cardoso

A Toyota acaba de apresentar nos Estados Unidos a nova geração do SUV 4Runner. Versão fechada da picape Tacoma e antigo "irmão gêmeo" do nosso SW4, o utilitário esportivo tem design agressivo e conjunto mecânico híbrido de mais de 300 cv.
Chamado de I-Force Max, o sistema eletrificado do modelo une um motor 2.4 turbo a gasolina a uma unidade elétrica de 48V. A dupla rende 330 cv e 64,3 kgf.m de torque e tem câmbio automático de oito marchas.
O SUV também tem versões sem eletrificação, apenas equipadas com o motor a combustão. Nessas variantes, a potência é de 282 cv e 43,8 kgf.m de torque.
Com a chegada do novo motor, o V8 4.0 aspirado usado em gerações anteriores foi descontinuado. O novo 4Runner é feito sobre a plataforma TNGA-F, que também serve de base para a Tacoma e para outros modelos de grande porte da marca.
Essa é a mesma base que deverá ser usada nas próximas gerações da Hilux e do SW4 por aqui.
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Quais as tecnologias embarcadas no SUV da Toyota?

O 4Runner tem nove versões, sendo algumas com tração 4x4 e outras com tração dianteira 4x2 - nessas últimas, o modelo tem diferencial de deslizamento limitado.
Já nas versões 4x4, o SUV tem caixa de transferência de duas velocidades e controle ativo da tração. Ele também vem equipado com um mecanismo de desconexão da barra estabilizadora.
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Os pneus podem ter até 33 polegadas, as suspensões têm ajuste exclusivo e os amortecedores são do tipo forjados, da marca Old Man.
A versão ainda tem snorkel para elevar a capacidade de imersão, caixas de roda em plástico fosco, rack de teto e placas de aço para reforçar a parte inferior da carroceria.

Equipamentos do novo Toyota 4Runner?


A cabine pode ter central multimídia de 14 polegadas e painel de instrumentos com tela digital de até 12 polegadas. Chave presencial, partida por botão, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), porta-malas com acionamento elétrico e todos os itens de segurança do pacote Toyota Safety Sense 3.0.
Esse pacote inclui sistema de pré-colisão com detecção de pedestres, alerta de saída de faixa com assistência de direção, monitoramento de placas, farol alto automático e assistência de direção proativa (condução semiautônoma).


Qual deve ser o preço do 4Runner?

Nos Estados Unidos, como dissemos, o 4Runner será vendido em nove versões. Os preços ainda não foram confirmados por lá, mas a expectativa é que eles comecem perto dos US$ 45 mil e cheguem aos US$ 60 mil nas versões híbridas (R$ 228 mil e R$ 304 mil, em conversão direta).
A chegada do 4Runner por aqui está fora de questão, mas talvez a Toyota volte a utilizar a estratégia de replicar o modelo americano no SW4 vendido por aqui.
Até porque, espera-se que a nova geração do SUV da Hilux também use a plataforma TNGA-F.

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