Os fabricantes de automóveis estão curtindo essa história de transformar os seus carros em assistentes virtuais sobre rodas. A Volvo divulgou um teaser do interior do EX60, o mais novo SUV elétrico da gama da marca sueca, para ressaltar que o modelo será o primeiro automóvel de produção equipado com o Gemini, o assistente virtual do Google com I.A.
Tá. Mas o que mudará na vida do motorista? Segundo a Volvo, será possível controlar funções do veículo como se o condutor estivesse pedindo algo para um passageiro humano, usando o comando de voz em um tom de bate-papo e sem a necessidade de recorrer a frases padrão. E sem o risco de ser solenemente ignorado, como acontece com certa frequência nos assistentes de voz atuais.
Por exemplo: o motorista poderá pedir para o Gemini checar um endereço de hotel que esteja no e-mail ou até mesmo verificar se determinado item cabe ou não no porta-malas do EX60. Será possível pedir, ainda, sugestões de roteiros para uma viagem.
E você aí, se contentando em abrir o teto solar ou baixar a temperatura do ar-condicionado sem tocar em botões ou na multimídia...
Veja também
Sabe aquele lance das empresas de tecnologia de nomear versões dos seus sistemas operacionais?
Pois a Volvo decidiu seguir pelo mesmo caminho e batizar de HuginCore - numa alusão ao Hugin, corvo da mitologia escandinava - o ecossistema eletrônico dos carros da marca. Algo que inclui software, computadores e toda arquitetura elétrica do veículo.
No caso do EX60, o modelo será equipado com a versão mais recente do HuginCore, que oferecerá uma capacidade de processamento de dados nunca antes vista em um Volvo.
Algo fundamental para um automóvel que quer ser inteligente e bater papo com o piloto, e ainda ser capaz de levar os ocupantes do ponto A ao ponto B com toda a proteção de um pacote ADAS completaço.
E tudo isso sendo capaz de receber atualizações constantes de software pela internet.
Menor que o EX90, mas ainda mais tecnológico que o topo de linha da marca, o Volvo EX60 será revelado no próximo dia 21 de janeiro.
E além desse pacote eletrônico avançadíssimo, a Volvo promete um automóvel capaz de ir bem longe, com até 810 quilômetros (ciclo WLTP) de alcance sem precisar recarregar, e a capacidade de somar até 340 quilômetros de alcance em apenas 10 minutos plugado na rede elétrica.
Vídeo relacionado
Veja também



Email enviado com sucesso!