O Nivus 2025 já tem a sua primeira baixa. De acordo com fontes próximas à Volkswagen, a versão de entrada Sense deverá morrer, ou melhor, não será relançada, como muitos imaginavam.
E a culpa por essa aposentadoria silenciosa da configuração que tinha preço abaixo de R$ 120 mil e foco nas vendas diretas - apesar de também ser ofertada para o público em geral - é outro SUV da marca. Algum palpite? Bom, se você disse T-Cross, acertou na mosca!
Segundo fonte próxima ao mercado, em 2024 o Nivus Sense foi responsável por apenas 5,7% dos emplacamentos totais do modelo, que cravou 55.924 unidades.
Já para o T-Cross Sense, que continua firme e forte nas vendas, o cenário foi completamente diferente. A opção de entrada foi responsável por 14% do total de vendas do SUV compacto da Volkswagen no ano passado. Isso significa que dos 83.990 emplacamentos de T-Cross em 2024, cerca de 11.760 foram Sense. Este ano (2025), a participação da configuração de entrada já passa de 20%, ainda segundo fonte próxima ao mercado.
E o fator responsável diretamente pelo fracasso do Nivus Sense e sucesso do T-Cross Sense é um só: preço! Apesar de serem SUVs de categorias diferentes - um é de entrada e o outro é compacto -, a Volkswagen praticava o mesmo preço para os dois: R$ 119.990.
Atualmente, poucas unidades de Nivus Sense são ofertadas na Webmotors. E algumas delas estão com desconto de até R$ 6 mil, a partir de R$ 113.990 - o que pode ser um excelente negócio.
Atualmente, o Nivus é oferecido apenas em duas versões: Comfort, que parte de R$ 143.490, e Highline, de iniciais R$ 160.790. Para este primeiro semestre também é aguardada a chegada da configuração GTS, que terá motor 1.4 TSI de 150 cv e será responsável por aposentar o Polo GTS.
O Volkswagen Nivus Sense tem o mesmo conjunto mecânico e mesmo porte das outras versões do SUV. A diferença está, basicamente, nos equipamentos.
Então estamos falando de um carro com moto 1.0 turbo (conhecido 200 TSI) de três cilindros e flex, que entrega até 128 cv (álcool)/116 cv (gasolina) de potência máxima e torque de 20,4 kgf.m (álcool/gasolina). A transmissão é automática de seis marchas e a tração, dianteira.
O consumo de combustível, de acordo com a própria fabricante, é de 7,7 km/l (álcool)/10,7 km/l (gasolina) na cidade, e 9,4 km/l (álcool)/13,2 km/l (gasolina) na estrada. A velocidade máxima é de 189 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h acontece em 10 segundos cravados.
O Nivus Sense 2024 tem 4,26 metros de comprimento, 2,56 metros de distância entre os eixos, 1,75 metro de largura e 1,49 metro de altura. Destaque para o excelente porta-malas com capacidade para 415 litros.



Email enviado com sucesso!