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Família Toyota com a sigla Gazoo Racing só cresce

Marca investe em versões da divisão esportiva no Brasil desde 2018, quando a Hilux recebeu variante com a insígnia GR-S

por Lucas Cardoso

Há cerca de um mês, a Toyota lançou a linha 2023 da Hilux na versão GR-S. Essa foi a terceira vez que a picape foi mexida pela divisão esportiva da marca japonesa, a Gazoo Racing.  A divisão esportiva começou a trabalhar em cima de modelos da Toyota pelo mundo em 2017.
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Nesse meio tempo, versões do Corolla, Prius, Yaris, Camry e SW4 foram lançadas em diversos mercados pelo mundo. Quase sempre em sintonia com as movimentações feitas pela equipe dedicada às competições de rally e automobilismo, como as 24 Horas de Le Mans.

Por aqui, praticamente todos os modelos da marca já tem versões assinadas pela divisão. Hilux e Corolla foram os primeiros. No fim do ano passado, foi a vez do SW4 e, em março, a marca anunciou a chegada da variante "esportivada" do Corolla Cross. Os únicos modelos que não contam com a versão são Yaris e RAV4. O primeiro chegou a ser ventilado em 2018, mas não aconteceu.

Toyota Hilux foi a 1ª com configuração Gazoo Racing

Dessa lista, como dito acima, a Hilux foi o primeiro modelo a contar com a sigla da Gazoo Racing. A versão modificada pela divisão esportiva da marca japonesa começou a fazer parte da linha da picape por aqui em 2018. O anúncio foi feito após a versão dar as caras na edição de 2018 do Salão do Automóvel de São Paulo e agradar ao público.
Nessa primeira versão, a Hilux GR-S não trazia melhorias mecânicas relevantes em relação às demais opções da picape. O motor era o 2.8 diesel de 177 cavalos e 45,9 kgf.m de torque - a versão atual tem motor que rende 224 cv. As mudanças eram apenas de ajuste de suspensão e estéticas, com adoção de grafismos coloridos, detalhes nos para-choques, rodas pintadas de preto e acabamento interno.
Veja a ficha técnica da Toyota Hilux GR-S

Já no caso do Corolla, a chegada da sigla GR-S aconteceu em 2020. O modelo também trazia como maiores diferenciais a parte estética. Spoiler exclusivo na tampa traseira, para-choques com design exclusivo e saias laterais. Além de rodas aro 17, com emblema Gazoo Racing e pintura diferenciada. A versão atual do Corolla GR-S mantém a mesma motorização e é vendida por R$ 175.350.
Veja a ficha técnica da Toyota Corolla GR-S

No final do ano passado, a marca ampliou a lista de modelos da família Gazoo Racing com o SW4. O SUV foi apresentado durante evento exclusivo da marca, o Toyota Gazoo Racing Day, no dia 7 de dezembro. Assim como aconteceu nas demais versões, o apelo estético se sobressai aos demais, embora o SUV contasse também com acerto de suspensão exclusivo e mais esportivo.
Sob o capô, o modelo conta com o motor 1GD de 2.8 litros com injeção direta eletrônica e potência máxima de 204 cv. O torque fica na casa dos 50,9 kgf.m. O propulsor é casado com uma transmissão automática de seis velocidades. O preço da versão atualmente é de R$ 420.900.
Veja a ficha técnica do Toyota SW4 GR-S

O SUV Toyota Corolla Cross foi o último a integrar a família Gazoo Racing. O modelo segue a receita adotada pela divisão para os demais e mantém a motorização igual a usada nas outras versões a combustão. O motor, aliás, é o mesmo do Corolla sedã, o 2.0  Dual VVT-iE de 16V flex, com 177 cavalos de potência e torque de 21,4 kgf.m.
A transmissão associada ao motor também é a mesma nos dois modelos. Trata-se do câmbio automático de dez velocidades do tipo CVT misto, que traz sistema de engrenagens tradicional na primeira marcha. O mecanismo garante resposta mais ágil aos modelos em situações de saídas e ultrapassagens.
Veja a ficha técnica do Toyota Corolla Cross GR-S

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