A história dos hot hatches nunca foi muito duradoura no nosso mercado. O preço elevado em relação às demais versões era sempre um dos empecilhos para que esses modelos vingassem. O Corsa GSI foi um desses carros que mereciam vida longa, mas acabaram rápido e hoje são raros de se ver.
Considerado um dos modelos mais respeitados desse segmento no mercado nacional, o Corsa apimentado foi lançado pela Chevrolet em 1994. O modelo repetia o visual com linhas arredondadas das demais versões e combinava essa característica com um conjunto mecânico bem nervoso.

O modelo tinha sob o capô um motor importado da Hungria - o 1.6 Ecotec X16XE, de quatro cilindros e 16 válvulas, com injeção eletrônica multiponto. No Corsa GSI, ele rendia 108 cv a 6.200 rpm e entregava até 14,8 kgf.m de torque a 4.000 rpm.
Não parece muito, mas associado ao câmbio manual de cinco marchas o conjunto rendia muito bem. Cerca de 80% do torque já estavam disponíveis nas 1.500 rpm, o que deixava o GSI muito esperto. Com isso, ele acelerava de zero a 100 km/h em 9,8 segundos.
A marca era bem melhor que a do principal rival, o Volkswagen Gol GTI, que precisava de mais de 11 segundos para chegar na mesma velocidade. O peso abaixo dos 1.000 quilos e o melhor coeficiente de arrasto aerodinâmico também ajudavam a superar o concorrente.
A dinâmica ao volante também favorecia o hatch da Chevrolet, que engolia as curvas com uma facilidade absurda. Além disso, o GSI freava como poucos carros na época por trazer sistema ABS de quatro canais já de série. Para completar, a suspensão também era mexida.
No visual, o Corsa GSI parecia esconder o jogo para deixar o desempenho falar. Eram poucos elementos, mas que funcionavam bem no já acertado design arredondao. O hot hatch tinha para-choques exclusivos, molduras nos para-lamas, saias laterais e até um aerofólio traseiro.
Por dentro, o plástico se mesclava com a camurça cinza. O material estava nos bancos Recaro, que traziam grafismos em vermelho e formato ergonômico com mais apoio para costas e pernas. A versão oferecia também direção hidráulica, ar-condicionado, rádio e teto solar.
Como dissemos lá no início, o modelo é raro de se achar. Quando lançado, era vendido por R$ 21 mil. O valor era mais do que o dobro pedido pela versão básica Wind. Considerado um neo-clássico, atualmente o preço do hot hatch pode passar dos R$ 50 mil.
Na Webmotors, só há uma unidade disponível. Daí temos a noção de como esse pequeno abusado se tornou uma raridade. O modelo tem preço anunciado de R$ 58 mil, bem pedidos por um carro que aparenta ser quase 100% original e com toda a parte mecânica inteira.
Com sua mecânica apimentada e visual interessante, o Chevrolet Corsa GSI pode ser enquadrado, certamente, no lado dos carros #Fast de verdade!



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