#Fast ou #Fake: Kia Koup, um Cerato mais nervoso

Cupê trazido ao Brasil pela marca sul-coreana entre 2011 e 2013 tinha motor 2.0 capaz de render até 156 cv

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. #Fast ou #Fake: Kia Koup, um Cerato mais nervoso
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Hoje relativamente raros, os cupês já tiveram dias de glória no mercado automotivo brasileiro. Os "sedãs" de duas portas faziam sucesso, especialmente entre o público que buscava um pouco mais de esportividade.

Kia Koup F1
O Kia cupê tinha para-choques diferentes dos que eram usados no Cerato
Crédito: Divulgação
toggle button

Esse público foi o alvo da Kia ao trazer, em 2011, o Koup. Considerado uma "versão" cupê do Cerato, o duas portas oferecia um pouco mais de pimenta para quem buscava um modelo da marca sul-coreana. Mas será que ele convencia como um carro realmente #Fast?

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Para começar, quase tudo era diferente do Cerato. Os para-choques dianteiro e traseiro eram distintos, assim como os faróis e lanternas. De forma geral, as proporções do Koup eram bem mais agressivas comparadas às do sedã. Ponto para o cupê!

As rodas com aros de 17 polegadas do Koup usavam pneus de perfil baixo
Crédito: Divulgação
toggle button

A motorização ia pelo mesmo caminho: um 2.0 aspirado, com duplo comando de válvulas — o mesmo usado pelo mais pesadão Tucson —, capaz de render até 156 cv a 6.200 rpm e 19,8 kgf.m a 4.300 rpm. O Cerato tinha um motor mais comportado- 1.6 de 126 cv. OS 30 cavalinhos faziam diferença...

O câmbio do Koup era automático de seis marchas e a tração, dianteira — pena que não era manual, mas nada é perfeito. A aceleração de zero a 100 km/h do cupê não era ruim, mas também não empolgava: 10,2 segundos.

O Koup tinha escape duplo e difusor no para-choque traseiro
Crédito: Divulgação
toggle button

Dois segundos mais rápido

Comparado ao Cerato, contudo, o Koup era dois segundos mais rápido na missão de chegar ao terceiro dígito no velocímetro. A máxima anotada pelo cupê era de 214 km/h. Um bom índice.

O interior do Koup tinha detalhes em vermelho nos bancos, carpetes e no painel
Crédito: Divulgação
toggle button

A suspensão do Koup também era mais firme, o que fazia o modelo ter melhor comportamento em velocidades elevadas e nas curvas. As rodas aro 17 usavam pneus de perfil baixo, como manda a cartilha dos esportivos.

Esses diferenciais também apareciam no interior. O modelo tinha bancos e volante em couro com costuras em vermelho. E o mesmo tom aparecia nos tapetes e em detalhes no painel de instrumentos. Para completar, as pedaleiras e apoio do pé esquerdo eram em metal.

Curiosidade

Quando foi lançado, o Kia Koup era vendido por salgados (para a época) R$ 79.900. O modelo foi importado apenas de 2011 a 2013 da Coreia do Sul, oferecido em versão única, porém bem equipada.

O motor 2.0 usado no Koup era o mesmo usado no mais pesadão Tucson
Crédito: Divulgação
toggle button

No estoque da Webmotors, o modelo pode ser encontrado com preços entre R$ 54.900 até R$ 70.900. Para quem busca um cupê estiloso, elegante, nem tão agressivo visualmente e muito equilibrado, ainda é uma ótima opção de #Fast.

Comentários
Wid badge