#Fast ou #Fake: Vectra GT-X não impressionava

Variação apimentada do hatch médio da Chevrolet entregava mesmo conjunto da versão padrão, com pequenos ajustes visuais

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Lucas Cardoso
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A terceira geração do Chevrolet Vectra chegou ao mercado brasileiro na versão hatch em 2007. Sem criar muitas expectativas, o modelo aproveitava o bom momento da variante sedã que ressuscitou os números baixos da geração anterior ao ser atualizada.

O hatch médio vinha em duas versões, GT e GT-X. As alternativas tinham pequenas diferenças entre si, sendo a configuração X a mais "apimentada" - pelo menos na questão estética.

O Chevrolet Vectra GT-X era mais esportivado do que esportivo, mas tinha design de bom gosto
Crédito: Divulgação
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No aspecto visual, a versão tinha detalhes como as rodas exclusivas, saias laterais e também um spoiler na traseira. Por dentro, mudava apenas em detalhes no painel de instrumentos.

Mecânica conhecida

A mecânica era a mesma da versão GT padrão, o que não significava algo ruim. O motor era o conhecido Família II 2.0 aspirado flex, com injeção multiponto e comando simples de válvulas, que rendia 128 cv de potência e 19,8 kgf.m de torque.

A versão GT-X tinha saias laterais e rodas exclusivas
Crédito: Divulgação
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O conjunto motriz da versão podia ter câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades. A opção com pedal de embreagem, contudo, era a que mais se aproximava de algo "esportivo".

Melhor o manual

Na versão com transmissão convencional, o modelo acelerava de zero aos 100 km/h em apenas 10,3 segundos. Bem melhor que os 12,2 segundos da versão automática. Já a máxima era igual nas duas versões: 189 km/h.

O interior da versão trazia detalhes no painel de instrumentos
Crédito: Divulgação
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Os números eram até interessantes, mas a questão é que a versão GT padrão rendia o mesmo. Com isso, podemos dizer que a configuração derivada X seguia a cartilha dos modelos "esportivados". Vale ressaltar que isso não fazia do hatch uma escolha ruim, mas também não o tornava um modelo #Fast.

À época do seu lançamento, o modelo era anunciado por salgados R$ 69 mil. O valor era mais do que o pedido por concorrentes diretos e mais consolidados, como o Volkswagen Golf, que na versão "equivalente" 2.0 Comfortline custava cerca de R$ 5 mil a menos.

O Vectra hatch usava o motor 2.0 aspirado já conhecido na linha Chevrolet
Crédito: Divulgação
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Atualmente, o Vectra GT-X pode ser encontrado com preços mais interessantes. No estoque da Webmotors, há versões com valores entre R$ 28.900 e R$ 48.900. O dois volumes só foi vendido de 2007 a 2011 e continua sendo uma opção interessante para quem quer desfilar em um carro bonito e que anda bem, mas sem gastar muito.

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