A palavra tifosi tem um significado especial. Ela é sinônimo de uma torcida apaixonada, não por futebol, mas por um marca de carro. Melhor dizendo, uma escuderia. A Ferrari tem tantos súditos ao redor do mundo que parece mesmo um grande time que joga entre as quatro linhas do gramado.
Falar em Ferrari, por sinal, é sinônimo de motor V12. Este propulsor tem tanta importância na história da marca que merece um texto só falando sobre ele. O bloco foi desenvolvido em 1945, com apenas 1,5 litro e equipou o primeiro modelo lançado dois anos mais tarde.
A disposição de 12 cilindros em V também garantiu o primeiro título da Fórmula 1, em 1950. E depois passou a equipar uma série de modelos que foi se desenvolvendo até chegar a 575 e, como sucessora atual, a F12 Berlinetta.
A 575M Maranello tem um gostinho especial. Particularmente sempre foi meu modelo preferido entre as máquinas de Maranello, seja pelo estilo, desenho ou simplesmente pelo motor que alimenta os sonhos de todo apaixonado por velocidade.
E por falar em motor, no cofre temos um belo V12, com 5,7 litros e 515 cv a 7.250 rpm. Esse, aliás, é um dos segredos da marca, que consegue obter rendimento máximo em alta rotação. O torque é brutal: 60 kgfm. Nada mal.
Pilotando a Ferrari
Guiar uma Ferrari é algo divertido. Para muita gente é o sonho de uma vida. E realmente o cockpit já convida o motorista a pisar fundo. Este exemplar não está equipado com o escapamento esportivo, mas mesmo assim o motorzão ronrona e grita em alta rotação.
O modelo também não traz a desejada transmissão manual. Gosto bastante de trocar as marchas, especialmente em um esportivo desse quilate, mas o câmbio F1 também merece elogios. Através das borboletas no volante – chamadas tecnicamente de paddle shifts – o motorista se diverte sentindo toda a força do motor.
Outro ponto legal é o famoso punta taco. A manobra clássica, conhecida pelos norte-americanos como heel and toe, é feita automaticamente pela transmissão, com aquele som característico de Fórmula 1, que provoca olhares pela rua.
E ainda sobre o desempenho, vale dizer que é dos melhores. Basta um toque de leve no acelerador para colar o corpo no banco. O 0 a 100 é coberto em 4,2 segundos, enquanto que a velocidade máxima é de 325 km/h.
E na próxima semana vamos conhecer uma estrela de cinema. Até lá!
Confira o vídeo da 575M Maranello:
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