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E mais do que isso: ainda voltou de lá com um troféu! A Ferrari F50, uma das estrelas exibidas no Museu CARDE, de Campos do Jordão (SP), levou o prêmio máximo da categoria que celebra os 30 anos do superesportivo italiano por ser a mais exclusiva do mundo. É que não se trata de um dos 349 exemplares destinados a clientes, mas sim do segundo de três protótipos construídos antes da produção em série.
O The Quail conquistou status por sua capacidade de reunir lançamentos, carros clássicos e marcas incrivelmente exclusivas, como Koenigsegg, Pagani e Lamborghini, entre outras. É promovido desde 2003 no Quail Lodge & Golf Club, e parte essencial da programação da Monterey Car Week, na Califórnia (EUA).
"Foi a primeira vez que o Brasil participou do The Quail como expositor. Já estávamos muito contentes pela participação, mas ganhar esse prêmio nos deixou ainda mais honrados e felizes por representar o Brasil e a nossa cultura automobilística nacional”, comemorou Luiz Goshima, diretor do CARDE e membro honorário da Fundação Lia Maria Aguiar.
Para garantir seu espaço no The Quail na categoria reservada para o 30° aniversário da Ferrari F50, a unidade exposta no Museu CARDE passou por um meticuloso processo de restauração.
Além de ser o único protótipo pré-série do qual se tem notícia, a F50 do CARDE chamou muita atenção também pelo estado de apresentação - mesmo diante de outras 16 unidades da F50 de cores e numerações especiais.
Um Fórmula 1 de rua
"Cinquenta anos de corrida, cinquenta anos de vitórias, cinquenta anos de trabalho duro”. Assim Luca Di Montezemolo apresentou a F50 em 6 de março de 1995, durante a 63ª edição do tradicional Salão de Genebra, na Suíça. Quantas unidades seriam produzidas da sucessora da F40? Apenas 349, uma a menos do que o mercado demandaria, segundo a marca.Conheça o Museu CARDE de Campos do Jordão. Clique aqui!
Quando pensou na F50, a Ferrari almejou um Fórmula 1 de rua. A ausência de direção hidráulica, freios ABS ou qualquer outro tipo de assistência para simular a experiência de dirigir um carro da máxima categoria do automobilismo confirmava a ambição purista da marca italiana.
O chassi é todo em fibra de carbono, enquanto a caixa de câmbio manual de seis marchas é feita em liga de magnésio - o mesmo material aplicado nas rodas. Até o tanque, emborrachado e com design aeronáutico, é sofisticado. Tudo para aliviar peso e permitir que o carro, que tem motor V12 de 4.7 e 520 cv de potência pudesse chegar aos 325 km/h de velocidade máxima.
CARDE: um museu que vale visitar
Localizado no meio de uma floresta preservada de araucárias na cidade de Campos do Jordão, a 170 quilômetros de São Paulo, o CARDE surgiu como um espaço dedicado à valorização da cultura e da história do Brasil, principalmente a do século 20, utilizando o automóvel como personagem principal.O museu traz uma forma única de contar os fatos históricos, já que muitos dos automóveis ali apresentados são mais que produtos para mobilidade — se tornaram parte da trajetória do Brasil.
Inaugurado em 28 de novembro de 2024, em sete meses de atividades o CARDE já recebeu cerca de 50 mil visitantes. O museu é parte da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), que tem outras iniciativas na cidade de Campos do Jordão.
Independente e sem fins lucrativos, a instituição tem mais de 700 alunos, entre crianças e adolescentes, beneficiados por cursos artísticos profissionais através dos Núcleos de Dança, Música e Teatro, que se tornam a porta de entrada para um mundo de oportunidades e possibilidades.
A FLMA também tem um Núcleo de Saúde, que é gerido em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês. Atende de forma gratuita, com mais de 100 mil consultas, procedimentos e exames anualmente, além do inédito tratamento de hemodiálise no município.
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