A Ferrari apresentou neste domingo, no Finali Mondiali, em Mugello, Italia, aquilo que melhor sabe fazer: hipercarros de competição! Estamos falando da FXX-K Evoluzione, ou FXX-K Evo, que foi desenvolvida exatamente para se tornar ‘devorador de asfalto’.
De acordo com a Casa de Maranello, em comparação com a FXX-K ‘comum’, a Evo gera 23% mais downforce. Isso significa um aumento significativo no equilíbrio do carro no contorno de curva, permitindo ser muito mais rápido, especialmente em circuitos de poucas retas.
Para se ter uma ideia, a FXX-K Evo passa a contar com 830 kg de pressão aerodinâmica em velocidade máxima – praticamente o mesmo valor produzido pelos modelos GT de competição da Ferrari.
E apenas para matar a curiosidade daqueles poucos que um dia pilotaram uma LaFerrari – a Ferrari mais impressionante de rua já feita pela marca italiana -, o downforce da FXX-k Evo é impressionantes 75% superior. Absurdo!
Para conseguir tamanha eficiência aerodinâmica, os engenheiros da Ferrari criaram uma asa traseira fixa que atua em conjunto com um spoiler traseira adaptativo, uma ‘barbatana’ traseira igual às utilizadas pelos carros de Fórmula 1, e os para-choques dianteiro e traseiro foram redesenhados para trabalhar melhor o fluxo de ar em busca de maior pressão.
Em relação à FXX-K ‘comum’, a Evo não recebeu evoluções mecânicas. O conjunto de propulsão é híbrido, com motor V12 de 860 cv de potência e um outro elétrico, de 190 cv, e que juntos geram 1.050 cv de potência máxima. O torque é de impressionantes 91,7 kgf.m. A transmissão é a mesma automatizada de dupla embreagem e sete marchas que usam os carros de F1. Tudo isso para apenas 1.165 quilos.
Os amortecedores foram retrabalhados para suportar a força aerodinâmica extra empurrando o ‘bólido’ contra o asfalto e os freios são de carbono nas quatro rodas – na dianteira as rodas são de 19 polegadas e na traseira de 20.
Por se tratar de uma evolução aerodinâmica, a Ferrari irá oferecer o ‘kit’ para os 40 proprietários que adquiriram uma FXX-K.
Comentários