Ferrari volta à principal categoria de Le Mans

Após 50 anos, tradicional montadora italiana retornará à elite das 24 Horas em 2023

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Marcus Celestino
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A campeã voltou. A Ferrari anunciou o retorno à principal categoria de Le Mans em 2023, com um programa na classe Hipercarro (LMH), que substitui a LMP1. A montadora também disse, para a alegria de todos os seus torcedores, que disputará a temporada completa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC).

“Em mais de 70 anos de corrida, em pistas de todo o mundo, levamos nossos carros esportivos à vitória explorando soluções tecnológicas de ponta: inovações que surgem da pista e fazem todos os carros de rua produzidos em Maranello extraordinários", disse John Elkann, presidente da Ferrari. Elkann também destacou que o retorno a Le Mans "reafirma o compromisso esportivo" da empresa e sua "determinação em ser protagonista nos principais eventos do automobilismo mundial".

A Ferrari já começou o trabalho de desenvolvimento do seu hipercarro que irá correr na classe LMH em 2023. O programa já se encontra em estágios avançados no quesito design e simulador. Os testes de pistas serão anunciados em breve, bem como quais serão os pilotos que disputarão a tradicional prova - e as demais etapas do Mundial do Endurance.

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Ferrari em Le Mans
Os Ferrari 488 GTE participaram da última edição virtual das 24 Horas de Le Mans
Crédito: Divulgação
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Atualmente, a escuderia tem vários postulantes a uma vaga em seu programa da classe LMH. O time pode buscar, dentro de sua estrutura, nomes como os de Alessandro Pier Guidi e James Calado. Outro é o do brasileiro Daniel Serra, tricampeão da Stock Car. O trio venceu Le Mans pela Ferrari em 2019 na classe GTE.

A Ferrari pode também optar por jovens de sua Academia, ou até mesmo escolher Antonio Giovinazzi e o veterano Kimi Räikkönen para uma das vagas. Kimi nunca correu em Le Mans, mas já disputou provas da NASCAR e participou do Mundial de Rali.

Ferrari em Le Mans

A Ferrari tem participação brilhante em Le Mans, com nove vitórias gerais. A primeira veio em 1949, com a 166 M pilotada por Luigi Chinetti e Peter Mitchell-Thomson, o Segundo Barão de Selsdon. A entrada, vale frisar, foi privada.

A montadora foi dominante em Le Mans entre 1954 e 1965, com oito vitórias em 12 edições. Entre os pilotos vencedores, nomes lendários como os de Phil Hill, Jochen Rindt e Mike Hawthorn. Os carros campeões foram as séries 375 (Plus), 250 TR (58; 59/60; I/61; P; LM) e 330 TRI/LM Spyder.

Em 1966, a Ferrari foi derrotada pela Ford. A disputa foi tão emblemática que chegou às telas do cinema. Estrelado por Matt Damon e Christian Bale, Ford vs Ferrari foi indicado ao Oscar de Melhor Filme.

Retorno da Ferrari a Le Mans é reflexo da redução do teto orçamentário da Fórmula 1
Crédito: Divulgação
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A Ferrari deixou de disputar a principal classe de Le Mans em 1973. Depois disso, a empresa voltou suas forças para a categoria GTE. A montadora volta ao "topo" em 2023, e terá como rivais Toyota, Peugeot, Porsche e Audi.

O retorno da Ferrari a Le Mans é reflexo da redução do teto orçamentário da Fórmula 1. Com o objetivo de evitar demissões e eventual perda de qualidade de sua operação, a montadora resolveu investir em outras categorias. Além da presença confirmada no WEC, espera-se que os italianos também entrem na Indy - a princípio como fornecedores de motores.

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