A Fiat promete lançar uma versão híbrida da atual geração do simpático 500. Em anúncio feito esta semana, o CEO da Stellantis, Carlos Tavarez, confirmou que a montadora italiana pretende trazer o subcompacto tradicional em versão híbrida-leve.
A previsão é que esse modelo chegue ao mercado europeu a partir de 2026. Com isso, a nova geração do subcompacto deve aposentar, enfim, a antiga geração do 500. Atualmente, o modelo novo só é vendido por lá (e aqui também) em versão 100% elétrica.
O clássico, por outro lado, é oferecido no velho continente em versão híbrida-leve, cujo padrão de eletrificação que deve ser o mesmo nessa nova versão. Na parte mecânica, o 500 híbrido poderá ter o nosso conhecido motor três cilindros 1.0 Firefly (o mesmo do nosso Argo), associado a uma unidade de 12 Volts. O sistema facilita o desempenho em situações de demanda e reduz o consumo de combustível. Algo parecido com o que vem sendo proposto pela Fiat aqui, com o BioHybrid.
Na Europa, o recuo da Stellantis para a produção do novo 500 híbrido está ligado à baixa procura pelo modelo elétrico. No ano passado, segundo números do setor na Europa, as versões híbridas e a gasolina da geração anterior venderam até mais que os modelos 100% elétricos.
O lançamento da versão híbrida lá fora deve acontecer em 2026, mas a chegada por aqui ainda é um mistério. Em resposta ao questionamento da nossa equipe do WM1 sobre o tema, a montadora enviou um comunicado cauteloso: "Estamos atentos a todas as possibilidades, mas não temos previsão no momento para isso". Do nosso ponto de vista, a chegada seria uma boa para dar um fôlego nas vendas do 500 no Brasil.



Email enviado com sucesso!