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Fastback Audace Hybrid 0001

Fiat Fastback foi o híbrido mais vendido em abril

Polêmico, modelo híbrido leve de 12 Volts da Stellantis fechou o mês passado com quase 2.400 unidades emplacadas

Foto Evandro (1)

por Evandro Enoshita

O Fiat Fastback Hybrid é um carro polêmico. Há quem não considere o SUV-cupê feito em Betim (MG) um eletrificado de fato, já que o modelo sai de fábrica com um conjunto motriz híbrido leve de 12 Volts. É um sistema no qual o motor elétrico não é capaz de mover o carro sozinho.
Polêmicas à parte, o Fastback Hybrid fechou o mês de abril com 2.447 unidades emplacadas e foi o híbrido mais vendido do mercado brasileiro no período. O SUV mineiro superou o SUV médio chinês - e híbrido plug-in - BYD Song Pro, que somou 2.256 licenciamentos.
Fechou o pódio o também SUV - e também chinês - GWM Haval H6, que tem versões plug-in e convencionais, com 1.979 emplacamentos no período. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
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Fastback Impetus Hybrid 0014

O Fiat Fastback Hybrid vende bem?

Cruzando esses dados da ABVE com os números de emplacamentos totais da Fenabrave, outro dado curioso é que pouco mais de metade dos compradores do Fastback em abril optaram pelo carro de motorização híbrida leve.
Um sinal de que esse eletrificado caiu nas graças do público? Antes de tudo, é preciso ir com calma. É que, das cinco versões atualmente oferecidas do Fastback, as intermediárias Audace e Impetus são - obrigatoriamente - equipadas com o motor 1.0 turbo "Hybrid" de 130 cv de potência.
Ou seja: quem quer fugir do SUV eletrificado precisa obrigatoriamente escolher o "básico" Turbo 200 ou os mais caros Limited Edition e Abarth, equipados com o motor 1.3 turbo flex com 185 cv de potência. Ou garimpar as unidades remanescentes das versões Audace e Impetus "100% a combustão".
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No final das contas, ouso dizer que boa parte do público que comprou o Fastback Hybrid está levando o SUV por ser um Fastback, e não por ser um Hybrid. Até porque os benefícios na rodagem oferecidos por esse híbrido não são tão grandes assim, na comparação com os modelos convencionais ou plug-in.
Mas mesmo que esse seja o caso, o comprador de um Fastback Hybrid recebe as benesses do "híbrido" no documento do veículo, que isentam o automóvel de cumprir o rodízio na capital paulista e, dependendo do estado, garantem descontos ou até a isenção do IPVA.
E quem não gosta de andar de carro novo e ainda levar uma bela vantagem no bolso?

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