Ele se torna a versão mais cara da família Pulse - composta hoje pelas configurações Drive, Drive CVT, Drive Turbo CVT, Audace e Impetus - e chega por sugeridos R$ 149.990.
Este é o terceiro modelo da Abarth - preparadora de carros europeia que nasceu em 1949 e desde 1971 faz parte do Grupo Fiat - oferecido ao consumidor brasileiro. Os dois primeiros foram o Stilo, nos anos 2000, e o 500 Abarth, na década passada.
Como é o Fiat Pulse Abarth
Antes de falar sobre a preparação e sobre como o carro se comporta na pista, vamos destacar o design. O Fiat Pulse Abarth é diferente dos outros Pulse que existem. A começar pela dianteira, que tem desenho exclusivo com entradas de ar inéditas e vincos pintados de vermelho.Vale salientar que essa nova frente é muito mais parecida com a do Fastback, uma vez que o Pulse Abarth foi revelado esteticamente no início do ano, mas em seu projeto de lançamento sua aparição só deveria ter acontecido agora, depois da chegada do SUV-cupê.
Não há emblema da Fiat no carro, seja na frente, lateral ou na traseira - a não ser que você considere o Fiat Flag, aquele easter egg com as cores da bandeira da Itália, enfeitando a grade frontal.
Por dentro, interior escurecido, bancos de couro e todos os equipamentos básicos que um carro desse valor precisa ter, além de diversos badges alusivos à versão mais nervosa espalhados pela cabine.
Entre os itens de série estão o console mais elevado; ar-condicionado, bancos de couro exclusivos; rodas de 17 polegadas com pneus esportivos; chave presencial com botão de partida; cluster digital de 7" da Abarth; freio de estacionamento eletrônico; paddle shifters atrás do volante, carregador de celular por indução e a central multimídia de 10,1 polegadas com CarPlay e Android Auto sem fio.
Além disso, o Pulse Abarth também vem com itens de auxílio à condução, como sistema de frenagem autônoma de emergência; alerta de saída de faixa e comutação automática do farol alto.
Tudo de série, já que ele não tem opcionais, só acessórios.
Mas há um detalhe que só ele tem: no volante existe um botão chamado "Poison" - onde outros carros da Fiat, hoje, têm algo parecido, na mesma posição, só que com uma função chamada "Sport".
Só no Fiat Pulse Abarth essa parada de Poison é insana. E nós andamos com o carro na pista e vamos te contar o porquê.
Como acelera!
Na realidade o Pulse Abarth não é só um Pulse Impetus com motor 1.3 turbo, portanto mais forte e rápido e igualmente equipado. Há, de fato, uma série de diferenças, que fazem dessa nova versão algo até então inédito dentro do segmento de SUVs compactos.Além do conjunto que gera 185 cv e 27,5 kgf.m de torque com etanol (180 cv com gasolina), existem diversas recalibrações de freio, câmbio e suspensão para que o carrinho surpreenda em termos de desempenho e emoção.
De acordo com a Fiat, o Pulse Abarth consegue arrancar de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e chegar a 215 km/h de velocidade máxima.
E, por conta disso, não há rivais hoje à altura dele no quesito emoção ao dirigir. Você pode até dizer que existem SUVs compactos com motor turbo que são bem divertidos de se guiar e não vamos negar isso. Mas anote o que vou dizer: o Pulse Abarth é o mais tesudo entre eles. De longe.
Aceleramos o modelo no autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul. Acredite quem quiser, mas o carro tem tração dianteira e consegue "rebolar" a traseira durante entradas de curva por causa do acerto de freio e suspensão.
Bizarro! Mas bizarro de emocionante, de adrenalina, não no mau-sentido. Temos um SUV nacional com acerto de conjunto tão bom que ele consegue provocar o motorista e escapar de traseira dependendo do modo como você entra na curva.
Obviamente, não abuse. Estamos falando de uma situação de pista, em local controlado, e não de um teste feito na rua. Também por conta disso, não deu pra avaliar o consumo.
Vem mais por aí
O Pulse Abarth é o primeiro de uma série com três carros. São cinco opções de cores, sendo dois vermelhos (um com teto cinza e outro com teto preto), um branco, um cinza (esses dois também com teto pintado de preto) e, claro, um Pulse Abarth todo preto.Só que a Abarth não quer parar no Pulse. Segundo Herlander Zola, diretor do brand Fiat aqui no Brasil, há projetos para mais dois modelos da preparadora - um deles deve ser o recém-chegado Fastback, que teve reajuste nos últimos dias e já emplacou mais de 10 mil unidades.
O terceiro ainda é mantido sob sigilo. Especialistas falam em Cronos e cogitaram até a Toro. Mas isso só o tempo irá confirmar. Ou talvez alguma fonte ligada à Fiat - e se isso acontecer, você saberá antes aqui no WM1.
Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.
Comentários