A Fiat deve investir pesado no mercado de compactos elétricos nos próximos cinco anos. O plano prevê o lançamento de um compacto e de outros três SUVs com dimensões menores, nos moldes do Pulse. As novidades estão previstas para chegar ao mercado até 2027, a princípio na Europa, e fazem parte do plano de eletrificação da marca até 2030.
Segundo Olivier François, CEO da Fiat, o design dos modelos já está aprovado e o compacto deve ser o primeiro desses lançamentos, e deve ser apresentado oficialmente, já em 2023. O hatch pensado para o mercado europeu terá as dimensões do antigo Fiat Punto e ficará acima do 500 elétrico. A expectativa é que esse compacto seja fabricado tendo como base a plataforma CMP, a mesma do Peugeot 208, Opel Corsa e Citröen C3, usada em versões elétricas e a combustão.
O outro modelo previsto pela marca terá como base o atual Fiat Panda. A ideia é que seja um SUV com visual inspirado no modelo que lhe empresta o nome, mas conectado ao visual clássico da primeira geração lançada na década de 1980. De acordo com François, o SUV terá uma abordagem "essencial e minimalista" e estará conectado ao carro conceito Centoventi (da foto que abre essa reportagem), mostrado durante o Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2019.
Espera-se que esse modelo inspirado no Panda seja vendido globalmente pela Fiat. Além dele, a marca projeta lançar, ao todo, 10 outros carros nos próximos oito anos, dos quais quatro comerciais e um desenvolvido exclusivamente para o mercado sul-americano. A estratégia foi revelada por François durante entrevista à revista inglesa Autocar, onde comentou a renovação da linha da marca italiana no mercado europeu.
"Nos próximos cinco anos, vamos lançar um carro novo por ano por região e globalmente. Podemos criar carros que são comuns em todo o mundo, algo com o que tivemos dificuldade no passado", disse François.
De acordo com o CEO, as novidades fazem parte de um plano da Fiat de se tornar a primeira marca de grande volume a ter toda a sua linha de veículos com opções eletrificadas até 2030. A missão busca tornar os modelos sem motores a combustão mais baratos e acessíveis ao público geral. François chega a citar que a marca italiana poderá ser a "Tesla do povo" na Europa.
Nesse sentido, o discurso é o mesmo adotado pela parceria entre GM e Honda, divulgada pelas empresas nesta terça-feira (5/4). De acordo com as marcas, o acordo consiste no desenvolvimento conjunto de uma inédita família de EVs acessíveis.