Fiat será 1ª montadora a usar nova Alexa da Amazon

FCA foi anunciada como primeiro grupo automotivo que irá implementar nova Alexa Custom Assistant nos próximos anos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Fiat será 1ª montadora a usar nova Alexa da Amazon
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Fiat, uma das marcas do Grupo FCA, será a primeira montadora do mundo a implementar a Alexa Custom Assistant, novo sistema de inteligência artificial da Amazon, em seus veículos. A solução será integrada diretamente no espaço da Alexa dentro do sistema Uconnect e poderá ser adaptada para a personalidade de cada marca do grupo, além de cada necessidade do cliente.

Essa nova tecnologia também será a única de sua categoria com duas assistentes de voz no veículo, que irão cooperar simultaneamente para atender às solicitações - isso permite que uma assistente atue como especialista do produto com recursos e capacidades específicos para o veículo, enquanto a Alexa consiga ajudar o motorista com clima, controle da casa e música, entre outras necessidades.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como funciona a nova Alexa

Chamado de Alexa Custom Assistant, o novo sistema permite a cooperação de duas assistentes por meio do uso de inteligência artificial avançada, que consegue determinar a intenção do motorista e, em seguida, encaminhar a solicitação para a assistente de voz adequada para cada tarefa — se a assistente chamada não puder atender à solicitação, mas a outra sim, o pedido será reencaminhado sem qualquer participação do cliente.

De modo prático, dois sistemas de inteligência artificial vão trabalhar juntos para que o único trabalho do motorista seja dirigir - todas as outras funções que possam ser realizadas no automóvel deverão ser feitas pelas assistentes.

"Temos o prazer de trabalhar com a FCA como a primeira parceira automotiva a implementar a Alexa Custom Assistant em seus veículos", comemorou Ned Curic, vice-presidente da Alexa Automotive. Em quais carros o sistema estreia? Essa ainda é a maior dúvida. A FCA afirma que já iniciou o processo de planejamento para a integração da nova Alexa em seus "futuros modelos".

Fiat Toro Multimídia
Uconnect, do Grupo FCA, será o primeiro sistema multimídia com a nova Alexa Custom Assistant
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários