Fiat Tipo que foi de Nigel Mansell vai a leilão

Hatch especial dado de presente para o campeão britânico de Fórmula 1 está anunciado em site europeu. Quem dá mais?

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Evandro Enoshita
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De tempos em tempos, carros que pertenceram a campeões mundiais de Fórmula 1 são vendidos por pequenas fortunas. Mas já é possível encontrar uma dessas máquinas por uma soma menor do que a pedida na Europa por um carro popular. Este é o caso do Fiat Tipo 1990 que pertenceu ao piloto britânico Nigel Mansell.

O modelo é oferecido no site Catawiki por um vendedor nos Países Baixos, que espera obter entre 8 mil e 10 mil euros (entre R$ 43 mil e R$ 53 mil) com a venda do "clássico". Para efeito de comparação, um Fiat 500 Cult com motor convencional, a combustão, parte de 14.994 euros (R$ 80 mil) na Itália.

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Foto Abre Fiat Tipo Mansell (3)
O hatch dado de presente para Mansell pela Fiat era pintado na cor especial verde British Racing Green
Crédito: Reprodução/Catawiki
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O hatch foi dado como um presente da Fiat para Mansell após o GP da Itália de 1990. Na época, ele era piloto da Ferrari e ainda não havia garantido o seu único título na categoria, o que só viria dois anos depois pela Williams. De acordo com o vendedor, o carro está em ótimo estado de conservação, e tem apenas pequenos arranhões e marcas de uso normais para um automóvel original com pouco mais de três décadas de estrada.

Além do piloto, o Fiat Tipo teve outros quatro donos - inclusive uma concessionária da marca e um museu
Crédito: Reprodução/Catawiki
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Apesar de bem mais simples que as Ferrari normalmente dadas como presente aos pilotos de Fórmula 1, o Tipo de Mansell é um exemplar especial. Com o chassi número um milhão, o carro da versão 1.8 DGT (motor 1.8 de 112 cv) tem painel digital, direção do lado direito e foi pintado no tradicional tom verde British Racing Green, indisponível para o modelo na época.

O exemplar em configuração especial soma pouco mais de 80 mil quilômetros rodados
Crédito: Reprodução/Catawiki
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O Tipo só foi licenciado pela primeira vez em janeiro de 1992, e Mansell vendeu o carro em novembro do mesmo ano após ter rodado apenas 425 milhas (cerca de 684 quilômetros). Depois disso, o modelo passou pelas mãos de outros quatro donos, incluindo um concessionário Fiat e um museu, que somaram mais 50.520 milhas (81.000 quilômetros) no hodômetro.

Vida curta no Brasil

O Fiat Tipo teve uma trajetória meteórica no mercado brasileiro. O modelo estreou aqui em 1993, importado da Itália e já com a reestilização visual lançada naquele mesmo ano no mercado europeu. Considerado atual e bem equipado para os padrões da época, tinha preço inicial convidativo. Essa receita levou o modelo a se tornar o carro mais vendido do mercado brasileira em janeiro de 1995. Além da versão de entrada 1.6, com o seu motor 1.6 de 82 cv, o hatch médio foi vendido por aqui nas versões SLX (quatro portas e motor 2.0 8V de 109 cv) e Sedicivalvole, uma desejada configuração esportiva com duas portas e motor 2.0 16V de 137 cv.

O Tipo chegou ao Brasil em 1993, importado. Fez sucesso e foi nacionalizado, mas depois caiu no ostracismo
Crédito: Divulgação
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O sucesso levou a Fiat a nacionalizar o Tipo em 1996, que ganhou um novo motor 1.6 com injeção multiponto e 92 cv. Mas na mesma época, casos de incêndio causados por um vazamento de fluido hidráulico nas unidades importadas derrubaram a reputação do modelo. Mesmo com um recall o Tipo acabou marcado pelo problema e já em 1997 a marca interrompia sua produção no Brasil. O caso levou a uma forte desvalorização do modelo nos anos seguintes, e o Tipo só recuperou o status de "carro desejável" a partir de 2010.

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