Os números não mentem: a Fiat Titano terminou o ano passado na lanterninha do ranking das picapes médias mais vendidas no país. Até aí, ok: nesse caso, o critério é o volume acumulado do ano. Mas quando analisamos por outro aspecto, o dos emplacamentos mensais, surge uma novidade: a Titano já vende mais que uma das rivais - a Volkswagen Amarok.
Além disso, podemos afirmar que, além de ter superado a Amarok, a Titano já botou a Nissan Frontier na alça de mira. Explicamos...
A Amarok fechou o ano de 2024 com 7.328 unidades emplacadas. Como esteve à venda em todo o ano , registrou média de 610 unidades vendidas por mês (acumulado dividido por 12). Já a Titano somou 6.223 unidades emplacadas ao longo de 2024. Mas como seu primeiro mês "cheio" de vendas foi abril, sua média deve ser calculada por nove meses. Resultado: 691 unidades vendidas mensalmente. Portanto, superior à média da Amarok.
A Nissan Frontier, por sua vez, teve 9.258 unidades emplacadas de janeiro a dezembro do ano passado - média de 771 unidades mensais. Ou seja, não muito distante da média da Titano: diferença de apenas 80 unidades.
Tudo isso quer dizer que a Titano começa a ganhar fôlego. E mais: a Titano é montada no Uruguai, pela Nordex, a partir de kits CKD trazidos da China. Mas será "nacionalizada" ainda este ano, com produção deslocada para a fábrica da Fiat em Córdoba (Argentina).
A marca italiana deverá aproveitar a oportunidade para incorporar na Titano várias novidades lançadas recentemente na Peugeot Landtrek, como um novo motor 2.0 turbo-diesel - o mesmo da RAM Rampage - e novos equipamentos tecnológicos, como o pacote ADAS. Com tudo isso, a Fiat Titano deverá ganhar competitividade.
Enquanto isso, lá no alto do ranking a Toyota manteve sua liderança disparada. A picape da marca japonesa somou 50.010 emplacamentos em 2024, com uma média mensal de 4.167 unidades entregues.
Em segundo lugar ficou a Ford Ranger, com 31.860 vendas no acumulado e média de 2.655 unidades, seguida por Chevrolet S10, com 27.402 unidades vendidas e 2.655 de média; e Mitsubishi L200 Triton, com 10.982 no acumulado e 916 de média. Na sequência, Nissan Frontier, Volkswagen Amarok e Fiat Titano.