Na primeira atualização da segunda geração do Uno, a Fiat resolveu inovar e levar para os carros de entrada uma tecnologia antes presente apenas em modelos de segmentos mais caros. Estamos falando do sistema start-stop, que era a grande novidade da versão Evolution. Mais do que aplicar o sistema em um veículo de menor valor, a marca italiana entrou para a história ao tornar o hatch o primeiro carro produzido no Brasil com tal recurso.
O sistema start-stop é uma tecnologia que desliga o motor automaticamente quando o carro para em semáforos e congestionamentos, e depois o liga novamente assim que o motorista retira o pé do freio para colocá-lo em movimento.
Importante destacar que, apesar de o propulsor estar desligado momentaneamente, o sistema elétrico do veículo continua funcionando normalmente, permitindo que outros sistemas e itens de conforto, como o ar-condicionado, por exemplo, continuem funcionando normalmente.
O start-stop dos veículos tem como principal função diminuir o consumo de combustível e, consequentemente, reduzir os níveis de emissões de CO² lançados na atmosfera.
Ao ganhar atualizações importantes no visual, o Uno ganhou a versão Evolution, que tinha como principal destaque o sistema start-stop, tecnologia antes presente somente em carros mais caros. Na época, a Fiat falava em uma economia de combustível de até 20%, dependendo da situação do trânsito.
É possível encontrar unidades usadas do Fiat Uno Evolution na Webmotors por menos de R$ 45 mil.
O sistema estava atrelado ao motor 1.4 Fire de quatro cilindros aspirado, flex, que desenvolvia 88 cv (etanol)/85 cv (gasolina) de potência e torque de 12,5 (e)/12,4 (g) kgf.m. A transmissão era manual de cinco marchas e a tração, dianteira.
Em performance, o modelo da Fiat acelerava de zero a 100 km/h em 10,8 segundos e atingia a velocidade máxima de 172 km/h.
Os números de consumo do Fiat Uno Evolution:
Apenas para comparação, o Fiat Uno Way equipado com o mesmo motor 1.4 Fire, mas sem o sistema start-stop, tinha consumo urbano de 7,8 km/l (e)/11,2 km/l (g), e na estrada os números eram de 8,6 km/l (e)/12,5 km/l (g).
O Fiat Uno Evolution tinha uma boa lista de equipamentos de série para a época – foi lançado em 2014 como modelo 2015. Destaque para o duplo airbag frontal, ar-condicionado, direção assistida e rádio original de fábrica.
Sensores de estacionamento traseiro, rodas de liga leve, faróis de neblina, ajuste elétrico dos espelhos externos, volante multifuncional e conexão Bluetooth eram itens disponíveis em vários pacotes de opcionais.