A marca de origem italiana emplacou 475.519 veículos de janeiro a dezembro do ano passado, abocanhando 21,82% do mercado.
Os principais responsáveis pelo domínio da Fiat foram os comerciais leves, segmento no qual a marca respondeu por 43,24% das vendas (198.270 unidades). Os números foram puxados pelas picapes Strada, líder de vendas no ano no geral, e Toro, 14º veículo mais comercializado no período.
Na segunda posição ficou a Volkswagen, com 344.996 emplacamentos e 21,82% de market share. A “medalha de prata” foi garantida graças à liderança em vendas no segmento de carros de passeio. O Polo foi o carro de passeio mais vendido do ano e segundo colocado no ranking geral - ficou atrás somente da Strada. Destaque também para o T-Cross, que foi o SUV mais vendido.
Na terceira colocação, bem próxima da Volks, ficou a Chevrolet, com 15,05% de participação de mercado (328.020 emplacamentos). A marca da gravata ficou na segunda colocação no ranking dos comerciais leves, e em terceiro no de carros de passeio. Onix, Onix Plus e Tracker foram os destaques.
Toyota e Hyundai aparecem na disputa
Abaixo do trio de ferro, a Toyota apareceu na quarta colocação com 8,82% de market share, seguida de pertinho pela Hyundai, com 8,55%.Completando o top 10 das marcas que mais venderam em 2023 ficaram Jeep (6ª - 5,83%), Renault (7ª – 5,79%), Nissan (8ª – 3,33%), Honda (9ª – 3,31%) e Peugeot (10ª – 1,60%).
Confira o ranking das marcas que mais venderam no Brasil em 2023:
- Fiat – 21,82%
- Volkswagen – 15,83%
- Chevrolet – 15,05%
- Toyota – 8,82%
- Hyundai – 8,55%
- Jeep – 5,83%
- Renault – 5,79%
- Nissan – 3,33%
- Honda – 3,31%
- Peugeot – 1,60%
- Citroën – 1,48%
- Caoa Chery – 1,44%
- Ford – 1,32%
- Mitsubishi – 0,86%
- BYD – 0,82%
- Ram – 0,78%
- BMW – 0,69%
- GWM – 0,53%
- Volvo – 0,38%
- Audi – 0,30%
- Mercedes-Benz – 0,26%
Comentários