Fim dos manobristas? O futuro mostra que sim

Pequim recebe primeiro serviço de valet autônomo, resultado de uma parceria entre Bosch e Mercedes-Benz

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Fim dos manobristas? O futuro mostra que sim
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A partir de uma parceria entre Bosch e Mercedes-Benz, a cidade de Pequim, na China, ganhou o primeiro Valet Autônomo do mundo. Em linhas gerais e sem delongas, trata-se de uma nova tecnologia aplicada em carros autônomos de nível 4 que permite estacioná-los automaticamente. Coisa linda!

Aplicativo de Valet Autônomo
Aplicativo de Valet Autônomo
Crédito: Divulgação
toggle button

A implantação do serviço de valet autônomo acontece após um longo período de testes e funciona da seguinte maneira. Ao chegar em um estacionamento que oferece esta tecnologia, o proprietário do veículo autônomo para em local estabelecido e por meio de um aplicativo em seu smartphone ele determina que o carro seja conduzido, automaticamente, a uma vaga.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O sistema implantado no estacionamento então identifica a presença do carro e o leva até uma vaga.

VÍDEO RELACIONADO

Importante destacar que os outros equipamentos de segurança do veículo, como frenagem autônoma de emergência, continuam funcionado. Portanto, caso no trajeto até o local em que o carro será estacionado algum pedestre ou objeto atravessar sua frente, ele irá brecar, evitando o atropelamento, e depois continuará seguindo para a vaga.

Para ter o carro de volta, o proprietário faz basicamente o mesmo processo. Por meio do app em seu smartphone, ele solicita que o carro venha até o local onde está aguardando. A tecnologia então reconhece o comando e o carro, automaticamente, liga o motor, coloca a transmissão no D (Drive), solta o freio de estacionamento e, completamente sozinho, de maneira autônoma, vai até o proprietário.

Comentários