A BYD está em alta no Brasil e sem dúvida seus carros têm, de certo modo, revolucionado o mercado de veículos eletrificados. A linha Song de SUVs híbridos e dupla Dolphin e Dolphin Mini, 100% elétricos, são as maiores provas disso.
Mas existe um modelo da marca que não decolou como a empresa planejava. Em fevereiro isso ficou ainda mais explícito. Falamos do SUV Tan, hoje vendido a R$ 536.800, que teve apenas cinco registros de emplacamentos no mês passado. Até a picape Shark, híbrida, teve mais: 72 unidades.
Ao lado dos recém-chegados Volvo EX90 e Kia EV9, o BYD Tan é um dos poucos SUVs 100% elétricos com sete lugares à venda no país. Apesar do preço salgado, é ótima opção de compra.
Na última atualização, em abril do ano passado, o SUV cresceu 10 cm no comprimento - para 4,97 m. As outras medidas continuaram iguais: 1,95 m de largura, 1,73 m de altura e 2,82 m de entre-eixos.
O porta-malas tem capacidade para 235 litros com os sete lugares levantados, 940 litros com cinco assentos em uso e até 1.655 litros se as duas fileiras de trás estiverem rebatidas.
Outra novidade da linha atual do BYD Tan são as baterias (do tipo "Blade", à prova de fogo), que são 25% maiores que as anteriores - o número saltou de 86,4 kWh para 108,8 kWh.
Esse aumento fez com que a autonomia declarada pelo PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro subisse 120 quilômetros, para um total de 430 quilômetros.
Dessa forma, a capacidade de recarga do modelo também é maior - de 110 kW para 170 kW em corrente contínua (DC), exatamente o formato de recarregamento dos supercarregadores.
Na prática, segundo a BYD, é possível recuperar a bateria do Tan de 20% a 80% em apenas 30 minutos. Em estações de recarga com corrente alternada (AC), a velocidade pode chegar a 11 kW/h. Esse novo conjunto é tão poderoso que, nas palavras da BYD, o sistema pode gerar energia para uma casa por até 15 dias, a depender das condições.
Além do recarregamento ultrarrápido, o Tan anda muito: tem dois motores elétricos, que juntos entregam 517 cv de potência e 70 kgfm de torque. Só que com o peso maior das novas baterias (cerca de 200 quilos), o zero a 100 km/h oficial caiu de 4,4 segundos para 4,9 segundos - apenas meio segundo de diferença.
A velocidade máxima do atual BYD Tan aumentou de 180 km/h para 190 km/h. Também vale dizer que, a partir da linha 2024, o SUV passou a ter novo sistema de suspensão, com amortecedores adaptativos.
Por dentro o carro também recebeu novidades no nível de acabamento nesta última atualização - ficou mais refinado e ganhou uma lista de equipamentos mais completa.
O BYD Tan vem com sete airbags (antes vinha com seis), som da grife Dynaudio com 12 alto-falantes, aquecimento de volante e ar-condicionado com três zonas (para motorista, passageiro e para quem senta atrás), inclusive com uma tela tátil na segunda fileira.
Vale finalizar dizendo que o carro oferece teto solar panorâmico, quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, carregador de celular sem fio e central multimídia flutuante e giratória por meio de uma tela de 15,6 polegadas, com CarPlay e Android Auto sem fio.
https://youtu.be/7MNT0D1bS4o?si=SqITB9jeBOf5KT_1



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