O acordo foi assinado dentro da aliança entre as duas marcas, que inclui mobilidade elétrica, veículos comerciais e condução autônoma. Projetada como uma plataforma aberta, a MEB permite aos fabricantes de veículos eletrificar seus portfólios rapidamente e com eficiência nos custos.
Quer um Volkswagen? Veja as ofertas anunciadas na Webmotors!
Durante a assinatura do acordo, Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen responsável pela Tecnologia e CEO da Volkswagen Group Components, lembrou que lucratividade e velocidade são cruciais para garantir o sucesso da mobilidade elétrica na Europa e que o novo acordo vai acelerar a eletrificação nos modelos das duas empresas.
Já Stuart Rowley, presidente da Ford na Europa, destacou que o foco no Velho Continente também é consequência da liderança da região na luta contra as mudanças climáticas.
Confira as ofertas de Ford 0 km, seminovos e usados da Webmotors!
O primeiro veículo da Ford com a plataforma MEB será um crossover totalmente elétrico, cuja produção na linha de montagem do Centro de Eletrificação de Colônia, na Alemanha, está prevista para 2023. Originalmente, a marca havia planejado fazer apenas um modelo baseado na MEB, com um volume total em torno de 600 mil unidades. Mas ainda não foi revelado qual será o segundo modelo.
A Volkswagen, por sua vez, vê na ampliação da colaboração com a Ford um passo a mais para se tornar uma fornecedora de plataformas para veículos elétricos, um pilar adicional ao seu negócio central. A plataforma MEB pode ser usada por várias marcas e fabricantes, e já fornece a base tecnológica para dez modelos elétricos de cinco marcas diferentes. Presente em aproximadamente 300 mil veículos em 2021, é uma das plataformas elétricas mais usadas em todo o mundo em diferentes modelos.
O modelo mais recente baseado na MEB é o Volkswagen ID. Buzz (apelidada de "nova Kombi"), que foi apresentado mundialmente na semana passada. A plataforma é fabricada principalmente nas unidades do Volkswagen Group Components em Braunschweig, Kassel e Salzgitter, todas na Alemanha. E vem mais por aí: a VW desenvolve uma segunda plataforma, a SSP, que também será compartilhada por várias marcas e fabricantes.
Comentários