Ford Focus ST ganha motor de Mustang

Ford Focus ST de quarta geração usa motor 2.3 EcoBoost de Mustang e vem cheio de tecnologia embarcada

  1. Home
  2. Notícias
  3. Ford Focus ST ganha motor de Mustang
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Ford Focus terá destinos distintos em 2019. Enquanto nos Estados Unidos o hatch deixará de ser oferecido nos próximos meses, a Europa conhece a primeira variante esportiva dessa quarta geração: ST. O modelo surge para brigar com Volkswagen Golf GTi, Renault Megane RS e Hyundai i30 N. Os predicados estão no visual mais agressivo, motor de Mustang e eletrônica para impressionar a quem vai ao volante – e quem vai de passageiro também.

icon photo
Legenda: Ford Focus ST terá motor 2.3 EcoBoost de 280 cv
Crédito: Divulgação

O coração do Focus ST é 2.3 EcoBoost – e não mais  2.0 turbo –, que equipa a versão de entrada do Mustang. Porém, em vez de mais de 300 cv, o motor do hatch produz 280 cv a 5.500 giros e 42,8 kgf.m de torque a 3 mil rpm – são 30 cv e 6,1 kgf.m extras em relação ao antecessor. O câmbio de série é manual de seis marchas, mas há um automático de sete velocidades como opcional. A tração é sempre dianteira. De acordo com a Ford, o ST vai de 0 a 100 km/h em 6 segundos. Na Europa ainda será oferecido uma versão com motor 2.0 turbodiesel de 190 cv e 40,7 kgf.m.

 Ford Focus ST também ataca de transmissão manual. Tesão!
Legenda: Ford Focus ST também ataca de transmissão manual. Tesão!
Crédito: Divulgação

O quatro cilindros é altamente tecnológico. Além de utilizar uma turbina de dupla voluta e baixa inércia, ele incorpora um dispositivo usado no Ford GT e também na F-150 Raptor. A borboleta de aceleração se mantém aberta mesmo quando se tira o pé do acelerador.  O motivo é quando o motorista voltar a carga no acelerar, diminui o atraso do turbo e garante força constante. Este gadget só fica disponível nos modos de condução Sport ou no opcional Track, que está dentro do pacote Performance (inclui ainda controle de larga, pinças de freios vermelhas e outro dispositivo que mantém o giro alto do motor nas reduções de marcha). Ainda existem os modos Wet e Normal.

 De acordo com a <strong>Ford</strong>, o ST vai de 0 a 100 km/h em 6 segundos
Legenda: De acordo com a <strong>Ford</strong>, o ST vai de 0 a 100 km/h em 6 segundos
Crédito: Divulgação

A Ford ainda faz modificações na suspensão, amortecedores e freios. A direção elétrica, segundo a marca, está até 15% mais ágil que a do Fiesta ST. O carro também está disponível com diferencial blocante para melhorar a aderência. Dentro, nada muito surpreendente. O Focus ST é equipado com o multimídia Sync 3, ar-condicionado digital e o painel de instrumentos com mostradores analógicos.

VÍDEO RELACIONADO

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors