Fórmula 1 adotará corrida de classificação em 2021

Eventos acontecerão aos sábados, em três etapas da atual temporada; Comissão da F1 aprovou novidade de forma unânime

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Fórmula 1 adotará corrida de classificação em 2021
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Fórmula 1 confirmou no início desta semana a introdução de corridas sprint de classificação em três etapas da temporada 2021. A categoria ainda não revelou quais provas receberão o novo formato. Limitou-se a afirmar que dois GPs realizados na Europa, e um fora do continente, terão a novidade. A expectativa é de que a F1 o faça em Silverstone, Monza e, caso o GP não seja cancelado, no Brasil.

Aprovado de forma unânime pela Comissão, o evento servirá não somente para equilibrar a disputa no certame, ao embolar o pelotão, mas também para dar ao público nova e emocionante corrida para ficar ligado. Esta, na realidade, é a principal função do formato: trazer mais audiência para a Fórmula 1.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como funcionará

O novo formato mantém o treino livre de sexta-feira, com duração de 60 minutos. No entanto, nova sessão no mesmo dia será realizada a fim de determinar o grid de largada para a corrida sprint no sábado. O resultado dela define o grid para o crème de la crème, a prova de domingo.

Segundo a Fórmula 1, a corrida de classificação terá 100 km. Isso representa cerca de um terço do percorrido em uma prova usual no domingo.

Além de definir o grid, a corrida sprint premiará seus melhores colocados com pontos no Campeonato Mundial de Pilotos. O vencedor coloca três pontinhos no bolso, enquanto segundo e terceiro colocados recebem dois e um ponto respectivamente.

F1 largada corrida sprint de classificação
Fórmula 1 terá corridas sprint para definir grid de domingo em três finais de semana de grande prêmio
Crédito: Reprodução
toggle button

Pneus

Com a adoção da corrida de classificação, os pneus também serão distribuídos de nova maneira. As equipes terão dois jogos de pneus disponíveis. Na sexta, para a classificação, são até cinco jogos. No segundo treino livre, no sábado, os times poderão escolher um único composto. Para a corrida sprint elas terão duas opções.

Corrida de classificação na Fórmula 1: Parc fermé

As regras do parc fermé (parque fechado) também passam por modificações. As equipes não poderão mais trocar os principais componentes dos carros já a partir de sexta-feira. Com isso, a categoria impede que as equipes construam um carro específico para a classificação.

Um pequeno número de componentes poderá ser trocado. A distribuição de peso também pode ser alterada. Se houver alguma mudança climática acentuada entre sexta e sábado, os times poderão ainda ajustar unidades de potência e refrigeração.

Comentários