O GAC GS3 está perto de estrear no mercado brasileiro. Um sinal claro disso é que os dados de consumo do SUV da marca chinesa já aparecem na última atualização da tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), atualizada no dia 20 de janeiro de 2026.
Segundo a tabela do PBEV, o GAC GS3 será vendido no Brasil em duas versões (Elite e Elite Plus), ambas equipadas com o mesmo conjunto motriz 100% a combustão, composto por um motor 1.5 turbo a gasolina e um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem.
As médias de consumo são de 10,2 km/l (cidade) e 11,6 km/l (estrada). Valores apenas razoáveis - pouco melhores que os números de um Jeep Compass 1.3 turbo - e que permitem que o SUV feito na China obtenha uma nota "D" na categoria "Utilitário Esportivo Grande" e "C" na classificação geral do ranking do PBEV.
O GAC GS3 - vendido na China como Trumpchi GS3 e em outros mercados com nomes como GS3 Emzoom ou somente Emzoom - foi lançado em 2023 em sua geração atual. Medindo 4,41 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,60 m de altura e com entre-eixos de 2,65 m, o modelo tem medidas avantajadas para um SUV compacto.
É maior, inclusive, que carros como o Honda HR-V (4,39 m), o novo Nissan Kicks (4,37 m) e até mesmo o Jeep Compass (4,40 m), mas menor que boa parte dos modelos da leva mais recente de chineses no Brasil.
Outro diferencial do GS3 em relação a boa parte dos SUVs do país asiático está na motorização, que não tem nenhum tipo de eletrificação. A tabela do PBEV não mostra números de torque ou potência. Mas se seguir a ficha chinesa, o motor 1.5 desenvolverá 177 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.
Veja também
Apesar dos nomes das versões aparecerem na tabela do PBEV, ainda não dá para saber qual será o conteúdo delas. É que em outros mercados latinos, como a Argentina e o México, o GS3 é comercializado em mais de duas versões.
As mais completas tem aquele pacote que se espera de um SUV compacto completão, com itens como chave presencial, seis airbags e assistentes inteligentes de direção. O famoso pacote ADAS.
Mas existem também configurações bem básicas para o padrão do segmento no Brasil, com a ausência de itens como airbags de cortina, ar-condicionado automático e frenagem automática de emergência. Ainda que com a mesma motorização de 177 cv.
O GS3 é posicionado na linha da GAC abaixo do GS4 Hybrid. Já à venda no Brasil, esse sim é um SUV médio de verdade. Equipado com um conjunto motriz híbrido, parte de R$ 191.990.
Ou seja: menor e sem eletrificação, o SUV compacto GS3 deverá ficar bem distante da faixa dos R$ 200 mil.
Veja também



Email enviado com sucesso!