O canal de notícias da Webmotors

Galeria: Encontro trimestral do JDM Motors

Sexta edição do evento reuniu cerca de 40 carros em Socorro, SP

por Iago Garcia

O WebMotors esteve presente no último domingo (1) em Socorro, interior de São Paulo, para a sexta edição do Encontro Trimestral JDM Motors, forúm dedicado aos fãs e donos de carros japoneses. O evento organizado pela divisão paulista do grupo, o SP Squad – além dele ainda existem o RJ Squad, do Rio de Janeiro, RS Squad, do Rio Grande do Sul e ES Squad, do Espírito Santo –, aconteceu no Centro de Exposições João Orlandi Pagliusi.

O resultado foi a reunião de diferentes modelos e gerações de Mitsubishi Lancer, Subaru impreza, Nissan March, Honda Civic, Accord, CRX VTi, Prelude e até alguns Fit. Apesar do bom número de presentes – pouco mais de 40 carros –, a expectativa era maior. O motivo é que esse foi o primeiro encontro que acontece em forma de road trip. Antes, todos aconteciam no Shopping Serra Azul, na rodovia dos Bandeirantes. Por questões burocráticas – o shopping começou a cobrar pelo uso do espaço –, a sexta edição precisou buscar um novo espaço, e ao que tudo indica, deve seguir itinerante. Jaguariúna, também no interior de São Paulo, e que recebe um encontro de antigomobilistas todo ano, é a mais forte candidata para ser a sede da próxima edição.

Fundado em fevereiro de 2013, o JDM Motors hoje possui cerca de 1.700 membros no fórum e 3.800 no grupo do Facebook. “Nós vimos que no Brasil existiam muitos grupos, mas todos espalhados - a maioria era monomarca. Montamos o JDM Motors para reunir os amantes de carros japoneses”, diz Emerson Paredes, um dos fundadores do grupo. Além dos encontros trimestrais, o JDM Motors organiza eventos semanais em uma lanchonete na Zona Norte de São Paulo, e encontros anuais que reúnem as lideranças de cada subdivisão – os Squad – em um único lugar. O de 2015 já está em organização, mas ainda não é certeza que vai acontecer. Além das subdivisões, o JDM Motors tem parceria com outros fóruns como o Jap Cars Club e outros monomarca, como Lancer Clube e o MX3Zone, todos sempre marcando presença nas reuniões.

WEBMOTORS DE SI
O WebMotors marcou presença no encontro e também levou uma máquina pra lá. O novo Civic Si foi a bola da vez e nós aproveitamos a presença para que os fãs pudessem conhecer o modelo de perto. E disso nós quisemos saber, o que os aficionados por carros japoneses acharam do novo Si?

Chegamos na lanchonete que seria o ponto de encontro para o comboio às 6h30 da manhã – os primeiros. Assim que os membros começaram a chegar, alguns mais tímidos já chegavam perto do carro e olhavam o modelo. A maioria tinha curiosidade pelo carro, e logo na primeira impressão gostaram do que estavam vendo. Uma ou outra balançada de cabeça e nos avisaram que ele não seria unanimidade.

Por volta das 7h, o comboio partiu para a rodovia Fernão Dias, rumo à cidade de Socorro, cerca de 140 km da capital. O desenho do Si chama atenção não apenas de quem gosta de esportivos ou da cultura JDM. Por onde passa ele tira olhares.

Já na segunda parada, mais pessoas começam a se aproximar do carro e começam as perguntas: “É K24, né?”. K24? Nós explicamos: K24 é o código de fábrica do motor 2.4 de 206 cv do Si. Aqui, motores, gerações, modelos, tudo vira sigla. É a forma de comunicação dos entusiastas.

O comboio segue e já no Centro de Exposições todos puderam ter um contato maior com o Si. Quem entrou na cabine se impressionou com o acabamento e com os equipamentos. O câmbio manual também recebeu elogios por ser curto e preciso. Apenas um dos presentes criticou os bancos. O motivo da desaprovação foi a cor: “O carro é branco, ou preto, ou laranja e o banco sempre vermelho? Deveria ter mais opções”.

Em um ambiente como este é impossível não falar em preparação. Ela está tatuada na cultura JDM e por isso, logo virou o centro das atenções. O coletor de escape integrado ao cabeçote impede que alguns tipos de modificações sejam feitas e por isso também foi alvo de críticas.

No mais, o que não agradou também foi a altura da suspensão e o preço. Os 120 mil reais cobrados por uma unidade do Si assusta qualquer um. Alguns, embora envergonhados, até admitiram “Nesse preço, eu prefiro um GTI. Mas não fala pra ningúem, beleza?”.

Mas é dificil brigar com o Si. O desenho é fantástico. Alguns citaram até o novo Type R para falar dele. E o simples fato de ter um Si a venda no Brasil, já gerou comemorações. “A gente precisa de carros desses à venda aqui, assim as outras marca verão o potencial do nosso mercado e também trazem seus esportivos. Esportivo nunca é demais”.

Confira mais fotos do evento na nossa galeria:

 


Comentários

Carregar mais