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GM apresenta novo SUV elétrico do Bolt

Veja como ficou o crossover e também o monovolume EV, que passou por uma remodelação. Carros vêm para o Brasil

por Fernando Miragaya

Depois de muito mistério e teasers, a Chevrolet finalmente mostra sua nova linha Bolt. Agora, além do misto de hatch e monovolume, a gama de elétricos da marca estadunidense tem também o aguardado novo SUV elétrico. Ambos os modelos estão programados para serem lançados no Brasil.

Chamado de Bolt EUV, o novo SUV elétrico da General Motors é maior que o seu parente lançado originalmente em 2016. Sâo 4,30 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, respectivamente 15 cm e 7 cm a mais que o companheiro de vitrine.
O motor dos dois é o mesmo. São 200 cv de potência e cerca de 37 kgf.m de torque imediatos. O sistema é alimentado por baterias de lítio de 65 kWh, que têm garantia de oito anos e prometem autonomia de 402 km - menor que o alcance do monovolume justamente pelo peso superior do crossover, de 1.668 kg. A carga completa em tomada de 220 V leva pouco mais de sete horas.

Meio Honda...


No design, o novo SUV elétrico tem desenho bastante futurista na frente. Os faróis e grade formam um conjunto que mais parece um filete contínuo. No para-choque, um acabamento trapezoidal e lentes de neblina em forma de bumerangue.
Visto de perfil, o Bolt EUV tem um jeitão de Honda HR-V. A linha de cintura sobe na porta de trás e a terceira coluna tem caimento acentuado. Já a traseira parece um Volkswagen, com lentes finas e retilíneas e tampa do porta-malas em acabamento escurecido.

O Bolt EUV custa nos Estados Unidos o equivalente a R$ 182 mil. O novo SUV elétrico é equipado com o Chevrolet Safety Assist, pacote de itens de auxílio ao motorista que incluem alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência e assistente ativo de faixa.
O item mais bacana é opcional no crossover. Trata-se do Super Cruise, já usado em modelos da Cadillac. A tecnologia semi-autônoma ativada por voz permite, em uma estrada, mudar de faixa sem a necessidade de girar o volante. Basta ao motorista acionar a seta e "falar" ao sistema, que vai detectar se a pista está livre e acionar o controle de cruzeiro adaptativo para realizar a manobra.

E o Bolt "normal"?


O monovolume foi bastante remodelado e é um pouco mais barato que o novo SUV elétrico. O Bolt EV começa em aproximadamente R$ 172 mil, tem menos equipamentos, não recebe o Super Cruise como opcional, mas traz o Safety Assist. Com uma carga máxima, promete autonomia um pouco mais estendida, de 416 km, com o mesmo conjunto do EUV.
O modelo está bastante diferente do anterior. Segue a linha do conjunto ótico afilado do crossover, com um acabamento escuro que se estende até a coluna frontal. O capô tem desenho mais limpo, a linha de cintura é ascendente enquanto a traseira também traz lanternas horizontais.

Em breve, no Brasil


Os dois modelos começam a ser produzidos no segundo trimestre deste ano e estreiam nas lojas dos EUA entre junho e julho. Tanto o monovolume como o novo SUV elétrico chegam ao Brasil no primeiro semestre de 2022. O Bolt EV já é vendido aqui e atualmente custa R$ 266.900. Nesta nova safra, não esperem nada por menos de R$ 280 mil, no caso da minivan, e de R$ 300 mil, no caso do EUV.
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