GM lança plataforma que atualiza carro à distância

Chamado de Ultifi, software será lançado em 2022 e montadora promete aplicá-lo em toda a linha de veículos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. GM lança plataforma que atualiza carro à distância
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os carros da General Motors (GM) poderão ser atualizados remotamente a partir do ano que vem. É o que promete a Ultifi, nova plataforma de serviços digitais do fabricante estadunidense. Segundo a empresa, o software possibilitará a entrega frequente de recursos, aplicativos e serviços através da tecnologia O.T.A. (Over The Air) para os carros de modelos da montadora e seus donos .

O Ultifi é também uma estratégia da GM para aumentar a receita fora do varejo de carros e fidelizar consumidores. A tecnologia é compatível com a Plataforma de Inteligência Veicular (VIP), a nova arquitetura para veículos elétricos do gigante automotivo, que já permite atualização remota por meio de armazenamento na nuvem. A plataforma chega para acelerar o desenvolvimento e a implantação de softwares e aplicativos remotamente para milhões de clientes.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

"A GM tem décadas de experiência em desenvolvimento de softwares veiculares, o que nos garantiu uma base sólida para este momento de evolução", valoriza Mark Reuss, presidente global da GM. "Agora, com a Ultifi, poderemos melhorar nossos softwares de maneira contínua, e oferecer novos recursos e aplicativos em tempo recorde."

Plataforma Ultifi para carros GM
Com a plataforma de serviços digitais Ultifi, carros da GM poderão ser atualizados remotamente
Crédito: Divulgação
toggle button

Donos de carros da GM escolherão atualizações

A Ultifi opera como um smartphone. Os donos de modelos da GM com a tecnologia poderão realizar atualizações periódicas e escolher entre diversas atualizações remotas, opções de personalização e aplicativos novos. Algumas dessas atualizações e configurações poderão, segundo a montadora, ser salvas em contas autenticadas, para ser utilizadas em diversos veículos compatíveis.

A GM, inclusive, projeta funcionalidades do software no futuro. A empresa diz que, através da plataforma, câmeras internas poderão realizar reconhecimento facial para permitir o funcionamento do carro, restringir a velocidade máxima do veículo e fazer com que os automóveis "conversem" com a residência do cliente. Apesar da plataforma elétrica, o sistema também será compatível com modelos a combustão.

Comentários