Os carros da General Motors (GM) poderão ser atualizados remotamente a partir do ano que vem. É o que promete a Ultifi, nova plataforma de serviços digitais do fabricante estadunidense. Segundo a empresa, o software possibilitará a entrega frequente de recursos, aplicativos e serviços através da tecnologia O.T.A. (Over The Air) para os carros de modelos da montadora e seus donos .
O Ultifi é também uma estratégia da GM para aumentar a receita fora do varejo de carros e fidelizar consumidores. A tecnologia é compatível com a Plataforma de Inteligência Veicular (VIP), a nova arquitetura para veículos elétricos do gigante automotivo, que já permite atualização remota por meio de armazenamento na nuvem. A plataforma chega para acelerar o desenvolvimento e a implantação de softwares e aplicativos remotamente para milhões de clientes.
"A GM tem décadas de experiência em desenvolvimento de softwares veiculares, o que nos garantiu uma base sólida para este momento de evolução", valoriza Mark Reuss, presidente global da GM. "Agora, com a Ultifi, poderemos melhorar nossos softwares de maneira contínua, e oferecer novos recursos e aplicativos em tempo recorde."
A Ultifi opera como um smartphone. Os donos de modelos da GM com a tecnologia poderão realizar atualizações periódicas e escolher entre diversas atualizações remotas, opções de personalização e aplicativos novos. Algumas dessas atualizações e configurações poderão, segundo a montadora, ser salvas em contas autenticadas, para ser utilizadas em diversos veículos compatíveis.
A GM, inclusive, projeta funcionalidades do software no futuro. A empresa diz que, através da plataforma, câmeras internas poderão realizar reconhecimento facial para permitir o funcionamento do carro, restringir a velocidade máxima do veículo e fazer com que os automóveis "conversem" com a residência do cliente. Apesar da plataforma elétrica, o sistema também será compatível com modelos a combustão.