GM mata Cruze, Impala e Volt e demite quase 15 mil

Cinco fábricas serão afetadas e poderão receber SUVs no futuro; Brasil não se manifesta

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. GM mata Cruze, Impala e Volt e demite quase 15 mil
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois da rival Ford, foi a vez da Chevrolet anunciar profundas mudanças na sua linha de automóveis nos Estados Unidos. A General Motors anunciou que irá fechar cinco fábricas no país, além de outras duas no Canadá, causando a demissão de 14.700 pessoas, cerca de 15% do total de empregados.

 Chevrolet Volt
Captura De Tela 2018 11 26 às 12.45.011 740x392
Legenda: Chevrolet Volt
toggle button

Do total de demitidos, 8.100 trabalham nos escritórios da marca, enquanto outros 6.600 serão do chão de fábrica. A responsabilidade recai sobre o encerramento de seis modelos no próximo ano. Sairão de linha: Cruze, Volt e Impala, da linha Chevrolet, CT6 e XTS, da Cadillac e LaCrosse, da Buick. As demissões ainda serão negociadas com os poderosos sindicatos automotivos norte-americanos — UAW nos EUA, Unifor no Canadá.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

De acordo com a CEO da GM, Mary Barra, os cortes são um ajuste para a nova realidade do mercado, que passa a ser focado em elétricos e autônomos. Sem contar o forte crescimento de SUVs e picapes nos Estados Unidos. Há ainda a tendência de compartilhamento de veículos e outros modais que reduzem o total de vendas.

 Cadillac XTS
2 Captura De Tela 2018 11 26 As 1.13.44 Pm 640x400
Legenda: Cadillac XTS
Crédito: Divulgação
toggle button

As plantas que serão fechadas em 2019 poderão receber a produção da SUVs e crossovers no futuro. A venda dos modelos encerrados têm caído fortemente nos últimos meses. A GM do Brasil importa o Cruze da Argentina para o mercado nacional, mas ainda não se manifestou sobre as mudanças na linha dos EUA.

Comentários