GM mostra volante futurista para carro autônomo

Peça concebida pela marca norte-americana mostra ao condutor desde informações do veículo até imagens da estrada

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. GM mostra volante futurista para carro autônomo
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

As montadoras têm apostado cada vez mais no desenvolvimento de novas tecnologias autônomas de mobilidade para os próximos anos. Inspirado nessa tendência, o departamento de design da General Motors apresentou em suas redes sociais algumas imagens digitais do conceito de um volante futurista voltado a veículos autônomos.

Volante futurista da GM é apenas um conceito de design
Volante futurista da GM é apenas um conceito de design
Crédito: Divulgação
toggle button

Não há previsão da peça futurista ser aplicada em um modelo das marcas da GM, mas o volante conceito mostra soluções interessantes. Uma delas é uma tela retangular sensível ao toque que lembra uma combinação de central multimídia com o videogame portátil Nintendo Switch.

Apesar de a General Motors Design não ter fornecido informações técnicas detalhadas do volante futurista, é possível notar a presença de botões que controlam as principais funções de um veículo. Do lado esquerdo, uma tecla com a inscrição “Brake” parece indicar o nível de intensidade dos freios, por exemplo.

Há também botões sensíveis ao toque destinados a funções semelhantes às de um câmbio automático: “D”, de Drive, para mover o carro para a frente; “R”, de Reverse, para dar a marcha à ré.

Câmera mostra imagens da estrada quando o modo autônomo não estiver em uso
Câmera mostra imagens da estrada quando o modo autônomo não estiver em uso
Crédito: Divulgação
toggle button

A tela mostra ainda informações avançadas de condução no modo autônomo. Quando o motorista retoma o controle do veículo, o visor volta a mostrar a imagem de uma câmera frontal.

Embora a GM mostre algum otimismo com o volante futurista, a chance de esse tipo de componente ser implantado em algum veículo é praticamente nula. As autoridades de segurança veicular pelo mundo não permitem que automóveis sejam produzidos sem o airbag do motorista – pelo menos neste conceito não há nada que indique a presença do dispositivo de segurança.

Comentários