Com o aumento dos golpes virtuais, novas fraudes envolvendo notificações falsas de multas de trânsito têm preocupado motoristas. Uma imagem falsa circulou recentemente pelas redes sociais, assustando muitos condutores com a promessa de uma cobrança via QR Code supostamente emitida pelo Detran-SP.
Para evitar que mais pessoas caiam nesse tipo de golpe, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), esclarece as principais informações sobre como funciona a notificação oficial de multas e como identificar fraudes. Veja os principais pontos:
O Detran-SP não é responsável por multas relacionadas a estacionamento ou parada irregular. Esse tipo de infração é competência dos órgãos municipais de trânsito.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, quem realiza esse tipo de autuação é a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Ou seja, se você receber uma notificação desse tipo supostamente em nome do Detran-SP, desconfie.
As notificações oficiais de multas do Detran-SP sempre chegam via carta, enviada para o endereço que o condutor registrou no sistema do órgão. Essas notificações não trazem valores de pagamento e muito menos códigos de pagamento.
O único elemento digital presente é um QR Code que direciona o usuário para o portal oficial do Detran-SP, onde é possível consultar os detalhes da infração.
Esse é um dos principais pontos que desmascaram o golpe. O QR Code das notificações oficiais serve apenas para acessar o site do Detran-SP, onde o usuário pode consultar a multa, apresentar defesa e emitir as guias oficiais de pagamento.
Se você receber um código que prometa pagamento direto ou redirecione para outro site que não seja o oficial do órgão, não acesse e não pague.
As informações sobre multas também podem ser verificadas diretamente no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para smartphones.
Desde 2024, o Detran-SP adotou o sistema de talonário eletrônico, eliminando o uso de papel na lavratura de multas. Isso faz parte de uma política ambiental e digital que já gerou economia de milhões aos cofres públicos.
Portanto, desconfie de documentos físicos ou impressos que prometem cobrança de multa em nome do Detran-SP.
Veja também: 5 erros que todo motorista deve evitar
Se você foi vítima ou recebeu uma tentativa de golpe, o primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil pelo site delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br.
Além disso, também é possível denunciar o caso pelo Fala SP, plataforma oficial de comunicação com o governo do estado de São Paulo, escolhendo a opção relacionada ao Detran-SP.



Email enviado com sucesso!