Goodyear revela pneu feito com arroz e soja

Protótipo sustentável apresentado pelo fabricante americano troca derivados do petróleo por produtos de origem vegetal

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Goodyear revela pneu feito com arroz e soja
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Já pensou em comprar um pneu que depende de restos de arroz e soja para a sua produção? Pois a Goodyear revelou um protótipo fabricado com 90% de materiais sustentáveis.

O segredo da sustentabilidade do novo pneu "verde" da empresa está na mudança dos processos de obtenção das matérias-primas. Um exemplo é o carbono. Tradicionalmente obtido a partir da queima do petróleo, no novo pneu é proveniente de processos mais limpos, como a reciclagem de pneus antigos.

90percentsustainabletire 21
Até 2030, a Goodyear pretende botar no mercado o primeiro pneu 100% sustentável da indústria
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Aliás, falando em reciclagem, o novo pneu da Goodyear usa também aço e poliéster reciclados. Já o óleo de soja - que é responsável por manter o pneu flexível em mudanças de temperatura - entra na mistura para reduzir a dependência de produtos à base de petróleo.

O pneu sustentável da Goodyear depende também da casca de arroz (para a obtenção da sílica) e de resinas biorrenováveis de pinheiro (que substituem aquelas feitas com petróleo).

Além do benefício ambiental, a fabricante ressalta ainda que o novo pneu oferece uma resistência menor ao rolamento do que aqueles feitos da maneira tradicional. Isso resulta diretamente na redução do consumo de combustível.

Embora ainda não exista previsão para o seu lançamento, o pneu 90% sustentável já foi aprovado nos testes internos e também nas provas de homologação. Mas até 2030 a empresa pretende botar no mercado o primeiro produto 100% sustentável da indústria.

Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.

Comentários