Google Maps vai ajudar a economizar combustível

Ferramenta de navegação já disponibiliza recurso "eco friendly", que promete condução e rotas mais eficientes

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Google Maps vai ajudar a economizar combustível
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Um dos aplicativos de navegação mais populares do mundo, o Google Maps tem um pacote de novas ferramentas, entre elas, uma que promete ajudar o motorista a economizar combustível. Com base em inteligência artificial, o recurso vai sugerir rotas que otimizem o consumo do carro.

A novidade mostra o quanto o Google está antenado nas expectativas dos motoristas. No fim do mês passado, a empresa de tecnologia já havia anunciado inovações para o Androide Auto - seu aplicativo para interface nas multimídias automotivas - para torná-lo mais personalizado. Entre as mudanças está, por exemplo, o GameSnacks, que dará acesso a jogos breves na tela da central multimídia do carro.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Google Maps modo econômico

A nova ferramenta do Google Maps leva em conta desde a topografia do percurso até engarrafamentos, independentemente de ser o caminho mais rápido ou não. Ou seja, trechos com muitas ladeiras e engarrafados serão evitados em prol de rotas mais sustentáveis, com ruas mais planas e livres, por exemplo.

apps de carros: aplicativo google maps no celular do motorista
Além das rotas mais rápidas, o Google Maps vai indicar também as que geram menos gasto de combustível
Crédito: Reprodução
toggle button

Além de propiciar economia de combustível, o Google destaca o benefício da ferramenta para o meio ambiente. De acordo com a empresa de tecnologia, ao utilizar os caminhos sugeridos, chamados de rotas sustentáveis, o motorista vai colaborar para a menor emissão de gás carbónico na atmosfera. E, segundo os cálculos do Google, será possível evitar que sejam despejados na atmosfera mais de 1 milhão de toneladas de carbono por ano com o uso da ferramenta.

De qualquer forma, nas configurações do Google Maps será possível optar pelo "tradicional" e ter sempre as rotas mais rápidas. A nova função do app que promete economizar combustível começou pelos Estados Unidos, e depois será disponibilizada no Japão, Austrália, Índia e em países da Europa. Para o Brasil, onde o litro da gasolina namora os R$ 7, ainda não há previsão.

Comentários