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Governo antecipa imposto de 35% para carros CKD

Foram estabelecidas também cotas adicionais de importação com alíquota zero para veículos total ou semidesmontados

por Evandro Enoshita

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) decidiu, em reunião extraordinária na última quarta-feira (30/7), pela antecipação em um ano e meio do fim do cronograma de elevação da tarifa de importação para carros elétricos e híbridos.
Com essa decisão, os veículos importados em kits de peças e finalizados no Brasil, em um processo industrial conhecido como Completely Knocked Down ou pela sigla em CKD (chegam completamente desmontados), passam a ser tributados em 35% a partir de janeiro de 2027, e não mais em julho de 2028.

Por outro lado, o Gecex-Camex decidiu estabelecer cotas adicionais de importação com alíquota zero, pelos próximos seis meses, tanto para os veículos importados em peças quanto para aqueles parcialmente montados - Semi Knocked Down, ou SKD na sigla em inglês (semidesmontados).
No final das contas, a decisão do governo federal atendeu parcialmente aos pleitos da BYD - que originalmente queria a redução do imposto de importação por três anos - e das montadoras representadas pela Anfavea, que pediam a aplicação imediata dos 35% de imposto de importação.
O presidente da Anfavea, Igor Calvet, destacou em vídeo que a decisão levou em conta as premissas básicas da política industrial do governo federal. "O prazo de seis meses para redução das tarifas na importação de kits de montagem SKD e CKD é o máximo aceitável sem colocar em risco os investimentos atuais e futuros da cadeia automotiva nacional".
"Esperamos que essa discussão esteja definitivamente encerrada, sem qualquer possibilidade de renovação. E que novos entrantes no mercado possam ingressar aqui no Brasil de forma justa e competitiva", finalizou Calvet.
Procurada, a BYD não se manifestou sobre a decisão do Gecex-Camex.

O que é CKD e SKD?

Mas o que é que significa CKD e SKD? Esses são termos usados na indústria automobilística para definir carros que são importados desmontados ou semidesmontados, e finalizados em outro local.
Os CKD (completamente desmontado, em português) são aqueles em que os carros chegam ao destino final completamente desmontados e passam pela armação da carroceria, pintura e montagem em outro país. É o caso, por exemplo, de modelos como o Ford Transit - importado da Turquia e montado na Uruguai - e também da Fiat Titano até a linha 2025, que era apenas montada no Uruguai a partir de kits de peças chinesas.
Já a sigla SKD é traduzida para o português como semidesmontado. Neste caso, o automóvel é importado praticamente completo, recebendo apenas alguns componentes localmente. Nessa categoria se enquadram, por exemplo, alguns modelos da BMW montados na unidade industrial de Araquari (SC).

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