Fábrica da Troller é entregue ao governo do Ceará

Com operações encerradas desde 2021, agora a planta já tem interessados e deverá produzir carros elétricos e híbridos

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Roberto Dutra
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Localizada na cidade de Horizonte(CE), a fábrica da Troller encerrou as operações em 2021. Desde então, seu destino estava incerto. Agora, porém, a Ford - dona da marca Troller e da unidade fabril - comunicou que assinou um acordo com o governo do Ceará para transferir a fábrica para o estado.

Segundo o comunicado, "a Ford informa que, nesta segunda-feira, 23 de setembro, assinou junto com o Governo do Ceará um acordo de transação para a transferência ao Estado da fábrica da empresa no município de Horizonte. Com isso, a Ford e o Governo do Ceará dão um passo definitivo para utilizar a planta de Horizonte na geração de crescimento econômico e social para a comunidade cearense. A Ford agradece ao Governo do Ceará por ter permitido uma negociação em que a empresa e o Estado puderam colaborar para promover o desenvolvimento da região".

O Troller T4 surgiu em 1999 com acabamento simples, visual simpático e motor AP da Volkswagen. Esse verdinho é ano 2001
Crédito: Reprodução da internet
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E já existe um interessado em assumir a fábrica. A Comexport, empresa que atua há vários anos no setor de comércio exterior, tem planos de investir R$ 400 milhões no local em uma linha de montagem para seis modelos elétricos e híbridos. Seria um modelo inédito de produção, envolvendo mais de uma marca - com a produção de veículos de diferentes empresas.

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A Troller deixou saudades

A Ford deixou de fabricar automóveis no Brasil no início de 2021 e, desde então, passou a focar apenas em importados. Na esteira da decisão, a fábrica cearense da Troller - marca controlada pela Ford desde 2007 - encerrou as operações em outubro daquele mesmo ano.

Com o passar dos anos,  o Troller T4 ficou mais bonito e sofisticado. Acima, um exemplar 2014
Crédito: Divulgação
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De lá saíam os jipes T4 e TX4 - este segundo era uma versão mais sofisticada do primeiro, e foi lançada apenas um ano antes. Tinha visual um pouco diferente e câmbio automático. Os últimos Troller tinham motor turbodiesel de 3.2 litros e cinco cilindros, de 200 cv de potência e 47,9 kgfm de torque.

Também eram equipados com tração 4x4 com comando eletrônico por botão giratório no console e diferencial traseiro autoblocante com sistema Trac-Lock - que transfere o torque para a roda com maior aderência.

A história da Troller começou bem antes. A marca foi fundada em 1995 e, dois anos depois, foi comprada pelo empresário Mário Araripe. O primeiro jipe surgiu em 1999, com carroceria de fibra de vidro, chassi de longarinas e motor Volkswagen AP a gasolina. Se chamava Troller RF.

A segunda e última geração do Troller T4 tinha motor turbodiesel, visual bruto e peças de Ford Ranger
Crédito: Divulgação
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Em 2001 o bruto ganhou motor turbodiesel MWM 2.8 e passou a se chamar Troller T4. Já em 2005 o bloco motriz cresceu para 3.0 litros, também MWM. No ano seguinte a marca lançou a picape Pantanal, que era baseada no próprio jipe T4.

Em 2007, a Ford comprou a Troller. E logo enfrentou seu primeiro revés: detectou problemas estruturais na picape Pantanal e convocou um recall, mas acabou recomprando as 77 unidades que foram produzidas para destruí-las.

No meio do caminho surgiu a picape Pantanal, cujas 77 unidades feitas foram recompradas pela fábrica
Crédito: Divulgação
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Em 2009 o jipe T4 sofreu novas alterações e em 2012 o motor 3.2 turbodiesel passou a ser fornecido pela International. Em 2012 veio a segunda geração, que nada tinha a ver com a primeira e usava muitos componentes da picape Ford Ranger. Foram produzidas cerca de 26 mil unidades do Troller T4.

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