As principais dúvidas sobre a bicicleta elétrica

A bicicleta elétrica já deixou de ser presença rara nas ciclovias e ciclofaixas das cidades brasileiras, confira abaixo!

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. As principais dúvidas sobre a bicicleta elétrica
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Muitos brasileiros têm apostado no uso de bicicletas elétricas desde o início da alta dos combustíveis e também para fugir do trânsito das grandes cidades ou até mesmo ter um ritmo de vida mais saudável. Estimativas de vendas no comércio varejista de bicicletas indicam que no ano de 2021, 6 milhões de unidades foram vendidas e entre elas, uma que está em alta é a bicicleta elétrica.

A tendência é que, com cada vez mais e-bikes pelas ruas do país, mais pessoas tenham interesse em comprá-las. Por consequência também podem surgir dúvidas sobre esse meio de transporte como: qual a definição de uma bicicleta elétrica? Quais as regras específicas para a pilotagem? Dessa forma, vamos te explicar essa e outras questões sobre esse modelo!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Bicleta elétrica
Condutores de bicicletas elétricas também devem ficar atentos às regras que têm de seguir
Crédito: Adobe Stock
toggle button

1- O que é uma bicicleta elétrica?

A resolução 465 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 2013, estabelece que a bike elétrica é aquela que tem potência nominal máxima de até 350 watts e velocidade máxima de 25 km/h. Ela não pode ter acelerador, ou qualquer outro dispositivo de variação de potência manual. Além disso, deve ser dotada de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar.

2- Preciso de habilitação para conduzir uma e-bike?

Não é necessário ter habilitação para conduzir uma bicicleta elétrica - desde que seja respeitada a resolução 465 do Contran. Habilitação nas categorias A ou ACC são necessárias apenas para quem queira conduzir veículos de duas rodas com potência de 351 watts até 4.000 watts, com velocidade máxima de 50 km/h e autonomia de propulsão.

Esses veículos, conforme resolução 582 do Contran, de 2016, são enquadrados na categoria de ciclomotores. Vale ressaltar que, por isso, o condutor desses modelos precisa ter 18 anos ou mais.

Bicleta elétrica
Ciclistas devem usar capacete; Contran também alerta quanto aos itens que a e-bike deve ter
toggle button

3- Preciso de equipamentos para guiar uma bicicleta elétrica?

O uso de capacete e equipamentos de proteção é obrigatório. Além disso, a e-bike deve ser dotada de indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores em ambos os lados e pneus em condições mínimas de segurança.

4- Por onde posso circular com uma e-bike?

Equiparada à bicicleta comum, que tem propulsão humana, a bicicleta elétrica deve circular preferencialmente, em áreas de passagem de pedestres, ciclovias e ciclofaixas.

5- Por que a bicicleta elétrica é tão cara?

Se você está se perguntando qual o valor da bicicleta elétrica ou está procurando por algum modelo e percebeu essa alta no preço, saiba que isso é por causa da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que para as bicicletas de propulsão humana é de 10%, e para as bicicletas elétricas é de 35%. 

Segundo a Aliança Bike, em média, 85% do valor pago pelo modelo é formado por impostos. A fim de deixar o modelo mais barato, a associação propõe a redução do IPI para os mesmos 10% das bicicletas convencionais. Outra sugestão é a compra de uma bike elétrica usada.

Como escolher uma bike elétrica? 

Fez uma análise dos valores e viu quanto custa uma bicicleta elétrica? Agora você precisa saber alguns detalhes importantes para finalizar a compra e garantir um produto de qualidade. Confira algumas dicas! 

  1. Entenda tudo sobre o motor da bike elétrica

    Esse é um dos principais passos a serem observados quando adquirir a sua bike elétrica. No mercado, você vai encontrar modelos com motores embutidos na roda dianteira, traseira, movimento central e até mesmo embutidos. E nesse caso, é preciso conhecer os detalhes para fazer a escolha certa.  Falando em motor, não podemos esquecer da potência. O ideal é escolher modelos que tenham no mínimo 250 Watts (W), pois esse número consegue proporcionar uma força extra aos pedais e facilitar na pedalada em ladeiras ou terrenos mais difíceis de acessar. 

    Além disso, é importante saber que existem dois tipos de motores para escolher entre eles, o brush que conta com escovas e o brushless, sem escovas. O mais usado nas bikes elétricas é o sem escova, pois é muito mais resistente, silencioso e eficiente.

  2. Escolha uma bateria de qualidade

    Esse é um fator determinante para alta durabilidade, por isso, escolha uma bateria de íons de lítio, pois esse é um modelo que garante mais leveza para a bike, tem alta durabilidade e não precisa de carregamentos frequentes, funcionando por longos períodos do dia. 

    Procure analisar o tempo de carga e a autonomia da bateria em funcionamento. Se a sua bicicleta precisar carregar por muito tempo, você provavelmente terá problemas para usar com frequência. Assim, evite opções com baterias de chumbo, pois estão deixando de ser comercializadas.

  3. Modos de aceleração da bike elétrica

    Quando falamos em propulsão elétrica, a bicicleta elétrica conta com dois tipos, o modelo com pedal assistido (PAS) ou pedelec e o acelerador embutido na manopla. O primeiro, pedal assistido, é ativado com pequenos giros na pedivela, através de sensores e nesse caso é preciso pedalar. 

    Já na segunda opção, você pode fazer o uso da bicicleta sem precisar pedalar. Em ambas opções, você pode escolher a potência da bateria, sendo baixa, média ou alta e é possível gerenciar o uso de forma manual

  4. Painel ou visor da bicicleta elétrica

    Essa é uma peça fundamental para a bicicleta elétrica, pois serve para mostrar todas as informações importantes para um bom funcionamento, como o nível de carga da bateria, a velocidade da bike e até mesmo qual a potência que está sendo usada no momento.

  5. Garantia da bicicleta

    Um dos itens mais importantes a serem avaliados é a garantia do produto, pois se você usa com frequência, é preciso que o funcionamento seja o mesmo durante chuvas e dias com calor extremo, por isso, a garantia da bicicleta elétrica deve ter um prazo que seja válido para manutenções e possíveis problemas. 

    É imprescindível que o fabricante proporcione um tempo satisfatório para realizar manutenções e peças para reposição, principalmente porque uma bike elétrica conta com muito mais itens para sustentar o equipamento e isso faz com que você acabe tendo mais gastos. 

    Não se esqueça de comprar um capacete para bicicleta elétrica e qualquer outros EPIs para garantir a sua segurança, joelheira e cotoveleiras também são importantes. Assim, você consegue andar em vários ambientes sem se preocupar em sofrer machucados e escoriações.

    E se você além da bike elétrica quer comprar a sua moto, acesse o site da Webmotors e confira todas as melhores opções disponíveis. Na plataforma você encontra modelos para comprar, vender, financiar e anunciar. Confira!

    Comentários