O mercado automotivo brasileiro começou o mês de maio com uma surpresa nos dados parciais de vendas: o Hyundai HB20 aparece na liderança com 1.374 unidades emplacadas, seguido de perto pelo irmão sedã, o HB20S, que soma 1.120 unidades.
Juntos, ambos colocam a Hyundai em destaque nos primeiros dias do mês. O detalhe curioso é que o Volkswagen Polo, atual líder consolidado do mercado nacional, aparece apenas na quinta posição, com 472 unidades — praticamente um terço do volume registrado pelo HB20. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), e levam em consideração as vendas até o 5º dia do mês de maio.
Mas essa diferença não é inédita, nem suficiente para gerar alarde. Nos últimos meses, tem sido comum o HB20 abrir vantagem nas vendas parciais, puxado por emplacamentos diretos para frotistas e locadoras, que concentram seus volumes logo nos primeiros dias úteis do mês.
Essa estratégia distorce momentaneamente o ranking, dando a impressão de uma virada - que, na prática, não se sustenta até o fechamento do mês.
Do outro lado, o Volkswagen Polo mantém sua força justamente no varejo, com um desempenho mais distribuído ao longo dos dias.
Veja também: BYD faz duas novas vítimas: Amarok e Frontier
A marca alemã aposta em uma presença forte no consumidor final, o que faz com que o hatch cresça nas semanas seguintes. E, ao fim do período, retome a liderança entre os carros mais vendidos do Brasil — exatamente como ocorreu em abril e também nos meses anteriores.
Além dos dois modelos que protagonizam a disputa, o ranking de vendas parciais de maio mostra o Fiat Argo com 716 unidades, o VW T-Cross com 545, o Toyota Corolla Cross empatado com o Polo (472), o Honda HR-V (467), o Chevrolet Onix (453), o Tracker (377) e o Hyundai Creta, que fecha o top 10 com 370 unidades.
A leitura desses números reforça uma dinâmica conhecida do mercado: enquanto vendas diretas influenciam fortemente os dados parciais, o volume de emplacamentos no varejo é o que realmente define o campeão do mês.
E, nesse aspecto, o Polo segue com vantagem clara sobre os concorrentes — não apenas pela performance nas concessionárias, mas pela regularidade nos últimos ciclos de venda.



Email enviado com sucesso!