O canal de notícias da Webmotors

Empresa apresenta o futuro do 'head-up display'

Envisics desenvolve HUD de realidade aumentada que promete mais eficiência energética e melhor qualidade de imagem

por Marcus Celestino

O head-up display tem como inspiração os aviões de caça. Projetar as informações a respeito do desempenho do carro no para-brisa faz com que o condutor tenha reações mais rápidas ao volante, pois não precisa tirar os olhos da via para verificar quaisquer galhos. Já faz tempo (desde o fim da década de 1980) que o recurso é utilizado. Mas uma empresa promete uma revolução.
A britânica Envisics desenvolveu um dispositivo que fica dentro do painel de instrumentos do automóvel. Ele projeta luz por meio de uma abertura que vai direto nos olhos do condutor, funcionando de modo similar a um óculos de realidade aumentada.
Veja nosso catálogo com todos os carros disponíveis no mercado
Dessa forma, o dispositivo entrega ao motorista experiência holográfica que vai além do simples velocímetro. O sistema propõe algo similar aos hologramas da saga Guerra nas estrelas. A Envisics projetou um modulador holográfico capaz de "mudar eletronicamente a velocidade da luz" que, aliado a elementos matemáticos, pode fornecer ao motorista leque considerável de informações.

O head-up display de realidade aumentada alerta ao motorista sobre perigos ou obstáculos ao redor, sejam eles pedestres, ciclistas e cruzamentos que possam representar ameaça. Segundo a Envisics, sua tecnologia pode até mesmo avisar sobre mudanças no clima que prejudiquem a condução e o comportamento de outros motoristas na via.
Encontre seu novo carro recheado de tecnologia aqui na Webmotors!
O dispositivo também atua como facilitador em termos de navegação. Se hoje o motorista tem de se orientar pela tela da central multimídia, com o head-up display de realidade aumentada ele terá experiência muito mais intuitiva, segundo a Envisics.

Segurança e condução autônoma

A Envisics revelou seu head-up display de realidade aumentada em 2019, na Consumer Electronics Show (CES). Segundo entrevista de Jamieson Christmas, CEO da companhia, à Bloomberg, vários fabricantes procuraram a empresa depois disso. Na demonstração, o dispositivo foi capaz de mostrar informações 20 metros à frente do carro em três faixas de uma rodovia.
"(O que surpreendeu os fabricantes foi) a capacidade de realmente orquestrar o que o motorista estava observando, quais perigos havia em um ambiente urbano", comentou Christmas. No entanto, o executivo também vende outra vantagem do HDU de realidade aumentada para as montadoras:
"Quando você chega ao nível cinco de condução autônoma, (o dispositivo) se torna um meio de entretenimento. Se transforma em um mecanismo para, francamente, gerar receita. Existem oportunidades ilimitadas para essa tecnologia", salientou.

Versão rudimentar da tecnologia está presente em modelos da Jaguar Land Rover. A segunda geração deve estrear no Cadillac Lyriq. O crossover da General Motors tem lançamento previsto para 2023. Até lá, já se prepare para ver no para-brisa do seu carro ofertas de lojas e para atender suas chamadas de vídeo no melhor estilo Obi-Wan Kenobi.

Vídeo sobre o head-up display de realidade aumentada

Comentários

Carregar mais