Híbrido V10 quer ser o carro mais rápido do mundo

Projetado por startup neozelandesa, modelo terá peso 50 kg menor que um F1 e mais de 1160 cv de potência combinada

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Híbrido V10 quer ser o carro mais rápido do mundo
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Criar um modelo que assuma o posto de carro mais rápido do mundo segue sendo o objetivo de muitos fabricantes mundo afora. Nesta semana, uma nova competidora entrou nesse páreo ao apresentar seu mais novo hipercarro. Estamos falando da startup neozelandesa Rodin Cars, que desenvolveu o monoposto híbrido FZero.

O carro dedicado às pistas, que mais parece uma mistura de "batmóvel", protótipo de Le Mans e Fórmula 1, impressiona por seus números. A começar pelo fato de ser 50 kg mais leve que os carros usados na principal categoria do automobilismo.

2023 Rodin Fzero 1
Modelo tem cabine fechada para preservar piloto da forte corrente de ar gerada pela alta velocidade
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O FZero tem apenas 698 kg graças à adoção de fibra de carbono em toda sua carroceria. Em média, os carros da F1 pesam entre 752 e 795 kg. Na sequência, está o conjunto mecânico híbrido instalado sob esse corpo de fibra de carbono. São dois motores: um a combustão e outro elétrico.

2023 Rodin Fzero 2
Visual com rodas protegidas por carenagens do FZero lembra o 'Batmóvel'
toggle button

O primeiro é um V10 4.0 litros montado sob medida para o FZero com potência de 986 cv a 9.000 rpm e torque de 92,6 kgf.m de torque a 7.500 rpm. O motor elétrico vai instalado no eixo traseiro e amplia a força total combinada do hipercarro da Rodin para 1.160 cv de potência.

2023 Rodin Fzero 4
O V10 4.0 litros do FZero é feito sob medida para o modelo que quer ser o carro mais rápido do mundo
toggle button

Segundo a startup, o conjunto mecânico aliado às características aerodinâmicas do FZero devem fazer com que ele atinja 4.000 kg de downforce. O FZero será capaz de ultrapassar os 360 km/h e o fabricante ainda faz mistério em relação aos números de aceleração da máquina. A transmissão do modelo é automática.

A expectativa é que as primeiras 27 unidades do hipercarro cheguem aos proprietários em meados de 2023 pelo preço salgado de 2,1 milhão de euros (cerca de R$ 11 milhões de reais).

Comentários