Pouco mais de 11 anos depois de lançar no Brasil seu primeiro híbrido, o Prius de terceira geração, a Toyota atingiu a marca de 100 mil carros híbridos vendidos no país.
O número inclui automóveis eletrificados da própria Toyota e também do braço de luxo Lexus, cujo lineup atual no mercado brasileiro é 100% híbrido.
Segundo a fabricante, dos mais de 21 mil híbridos vendidos pela marca no último ano, 20 mil eram unidades dos modelos Corolla e Corolla Cross. Aliás, vale ressaltar que o sedã de 12ª geração, lançado em 2019, foi o primeiro híbrido flex vendido no Brasil.
Além dos modelo Corolla e Corolla Cross, a Toyota comercializa no Brasil o SUV RAV4 nas variações híbrida autocarregável e na recém-lançada plug-in. Já a Lexus tem os SUVs RX 250h, NX 350h e RX 500h.
“Nossa estratégia prevê que todo novo modelo fabricado no Brasil tenha uma versão híbrida flex para o mercado doméstico”, ressaltou Rafael Chang, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe.
Apesar do avanço dos elétricos, os híbridos ainda são a maior fatia no bolo dos carros eletrificados vendidos no Brasil.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), dos 15.206 eletrificados emplacados em abril no Brasil, 3.735 eram modelos híbridos plug-in, 3.536 híbridos autocarregáveis e 1.230 híbridos leves. Ou 55,91% do total.
Uma explicação para isso é o fato desses carros híbridos não dependerem 100% de uma rede de carregadores, como acontece com os automóveis a bateria. Algo importante em um país de dimensões continentais como o Brasil.
Outros benefícios dos híbridos são o consumo de combustível mais baixo que o dos automóveis 100% a combustão e a longa autonomia. Um exemplo é o SUV BYD Song Plus, que na linha 2025 já é capaz de rodar até 1.200 quilômetros com um tanque.