História do turbo começou na década de 1960

Sistema que joga ar comprimido para aumentar a potência do motor é antigo e tem se popularizado nos últimos anos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. História do turbo começou na década de 1960
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

É possível que muita gente ache que o sistema de turbocompressor tenha sido criado há pouco anos. Esse tipo de tecnologia, no entanto, é bastante antigo e já está presente nos automóveis desde a década de 1960. Acredite se quiser!

Oldsmobile Jetfire 1 999x526
Oldsmobile Jetfire com motor turbo foi lançado em 1962
Crédito: Divulgação
toggle button

A adoção de turbocompressor nos motores, tradicionalmente, diz respeito ao aumento de potência. Antigamente, esse sistema era utilizado apenas para este fim. Não a toa que muita gente ainda tem preconceito contra o turbo até hoje por esse motivo.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Chevrolet Corvair Monza Spyder 600 Convertible 5 00b500600c9b08f7
Chevrolet Corvair Monza Spyder também foi lançado em 1962. Era outro com motor turbo
toggle button

A evolução da tecnologia, no entanto, deu ao turbo uma função mais nobre. Diminuir o nível de emissão de poluentes dos carros. Motores de menor litragem, mais eficientes, com a adoção do turbo, ficam tão potentes quanto propulsores maiores e sem gastar tanto.

O sistema funciona de forma simples. A potência é resultado da equação ar e combustível, que geram a combustão. O turbo injeta mais ar no motor, que somado a mais combustível, gera mais combustão, que, por sua vez, produz mais potência.

Fiat Uno Turbo
Fiat Uno Turbo foi o primeiro carro nacional turbinado de série
Crédito: Divulgação/FCA
toggle button

No mundo, os primeiros modelos a terem o sistema foram o Oldsmobile Jetfire e o Chevrolet Corvair Spitfire, no início da década de 1960. Já o primeiro carro turbinado fabricado no Brasil foi o Fiat Uno Turbo, na década de 1990.

Volkswagen up! 1.0 manual
Volkswagen Up TSI popularizou o motor turbo no Brasil
Crédito: Volkswagen up! 1.0 manual
toggle button

Apesar disso, o turbo só se popularizou no país há pouco tempo - e com o apelo da economia. O responsável por isso foi o Volkswagen Up TSI. Lançado em 2015, pequenino e com motor 1.0, o hatch da marca alemã se tornou muito econômico e bastante divertido de guiar quando equipado com esse propulsor da renomada família TSI.

Comentários