Estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven (Países Baixos) criararam o conceito ZEM, um carro projetado para ser tão ecológico que é capaz de "consumir" o dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
O objetivo do projeto foi desenvolver um automóvel que minimizasse ao máximo aos emissões de CO2 não só durante seu uso, mas também em seu processo de produção. Por isso, uma das soluções aplicadas foi fazer a carroceria usando um alto percentual de plásticos reciclados, com painéis impressos em 3D.

Outro passo foi instalar no ZEM um conjunto motriz elétrico. Algo natural, já que os carros a bateria naturalmente não emitem CO2 pelo escape. Mas os estudantes foram além em sua proposta.
O ZEM ainda tem um sistema que funciona capturando o CO2 do ar, por meio de uma tecnologia criada pelos próprios estudantes. Nessa função, que transforma o automóvel em uma espécie de "aspirador de pó", o veículo consegue retirar até dois quilos de dióxido de carbono a cada 20 mil quilômetros rodados.
A quantidade de CO2 não é tão grande (são necessários 10 carros para "consumir" a mesma quantidade de dióxido de carbono de uma árvore). Mas os estudantes destacam que haveria um impacto decisivo no meio ambiente com a larga adoção de um sistema desse tipo nos automóveis de produção.